Morador do Esplanada improvisa luminária na calçada para iluminar rua

jornalcco, portacco, notíciasdearcos, arcosmg, túneldotempo, cemig, iluninação

Morador do Esplanada improvisa luminária na calçada para iluminar rua

Seria curioso o improviso de uma luminária instalada em frente de casa se não fosse uma solução encontrada pelo aposentado Adilson José de Oliveira para resolver o problema de falta de iluminação na rua Val Paraíso, bairro Esplanada, onde mora há três anos. Há cinco meses, improvisou a luminária na entrada de casa para garantir segurança a ele ao filho durante a noite. Na calçada da casa de Adilson de Oliveira existe um poste que não tem braço para luminária.

No quarteirão onde está localizada a casa de Adilson de Oliveira existem 15 casas e uma construção. Ele mostrou ao CCO que 11 delas recebem energia retirada de um poste localizado na rua Antônio Domingos e a energia para as outras quatro casas vêm de um poste localizado na rua Militão Bernardes. A construção, que segundo o aposentado é de uma igreja, tem padrão instalado, mas ainda não foi ligada a energia. Parte dos fios que levam energia para as casas da rua Val Paraíso passam por cima de outros terrenos.

Para solucionar problemas como queda de energia e valores exagerados da conta de energia, Adilson de Oliveira diz que revisou a rede em casa. “A energia aqui na minha casa caía demais quando eu mudei pra cá, e vinha muito cara. Eu ajeitei os negócios para ficar bom pra mim e evitar a queda de energia, porque não pode nem armar chuva que a gente já fica sem ‘Cemig’. E quando falta, eles demoram a atender e religar a energia”, detalha.

Durante a entrevista,  Adilson de Oliveira mostrou à equipe do CCO a conta de luz e a taxa de iluminação pública no valor de R$8,61, cobrada todo mês. O aposentado opinou que é absurda a cobrança da taxa. “É um absurdo e não tem nem como explicar, é difícil. Se pagar atrasado vem cá e cortam a luz, fica sem de tudo, inclusive na rua. Pessoal da rua já pediu à Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para olhar a situação aqui e até agora, nada”, ressalta.

O comerciante Marco Antônio de Souza, morador do bairro há 26 anos, não chegou a instalar luminária na porta de casa, mas também reclama das quedas de energia no bairro e afirma que várias ruas têm postes que não funcionam. “[...] Tem pontos do bairro que não precisariam de iluminação e têm. São postes que acendem e apagam, postes que nunca acendem, postes no bairro que nem o braço para luminária tem. Então, se o pessoal do bairro paga pela energia, esses postes deveriam ter luminária. Energia cai muito, sempre que chove”, comenta.

Marco Antônio conta que já recorreu à imprensa em outras ocasiões na tentativa de solucionar o problema. “É a terceira matéria que eu faço com a Cemig e das outras vezes sempre alegaram que são árvores que caem. Agora, no centro não falta energia. De onde vem nossa energia? A nossa energia aqui independe do restante da cidade? [...] Pessoal que mora no fim do bairro, para chegar no meu comércio tem de descer três ruas pra vir aqui e não vir no escuro. Acho que aqui nem é Esplanada, parece que aqui é Cristais (comunidade rural localizada a poucos quilômetros do bairro) porque a gente está muito desleixado pela Cemig”, desabafa.


Cemig se pronuncia

Na tarde da última segunda-feira, 10, a equipe do CCO entrou em contato com a Cemig, via e-mail. Na manhã de terça-feira, 11, a Cemig respondeu aos questionamentos feitos pelo jornal. Em nota, a empresa declarou ser necessário o número de instalação de algum morador para checar o problema. Quanto à falta de iluminação em alguns pontos do bairro, a Cemig declarou que é de responsabilidade da Prefeitura. “A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig esclarece que se coloca à disposição para consultar as possíveis falhas ocorridas no sistema elétrico do bairro Esplanada, em Arcos. No entanto, para uma pesquisa eficaz, é necessário o número de instalação de um cliente do local. Com relação à reclamação de falta de iluminação pública, a Empresa esclarece que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal a instalação de novos pontos de iluminação”.

Em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo Municipal, via e-mail, foi informado que a Cemig é que é responsável por instalar postes, braços de luz, dentre outros, diferente do que informou a Cemig. “A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Obras, esclarece que todas as solicitações de melhorias na questão de fornecimento de energia recebidas pelo setor são direcionadas à Cemig, órgão responsável pela instalação de postes, braços de luz e demais serviços de energia. Vale ressaltar que o papel da Prefeitura nesse processo é o de solicitar o serviço e pagar por ele quando o mesmo for concluído. A demanda da rua Val Paraíso já foi comunicada à Prefeitura de Arcos e o pedido foi feito formalmente à Cemig”, relata a Assessoria em nota encaminhada por e-mail.


Matéria publicada no jornal CCO, edição de 16 de junho de 2013.