ÂNIMO PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS (PARTE 2)

ÂNIMO PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS (PARTE 2)

A vida é muito boa e uma grande benção de Deus, porém, o pecado trouxe o mal no mundo e por isso, viver se torna difícil, encontramos muitos obstáculos, problemas e sofrimentos que podem nos afastar de Deus. Muitos vivem medo, cheios de dúvidas e sem esperança, mas a Bíblia Sagrada, que é a voz de Deus, nos ensina uma forma melhor de viver nesse mundo.

Deus nos fortalece para vencer as grandes dificuldades de um mundo mal (Gálatas 5.17-21; 1ª João 2.15-16) e para isso, precisamos apenas guardar a Palavra de Deus no coração (Salmo 119.11), pela orientação bíblica podemos resistir nossas fraquezas e superar nossos medos e angústias, por isso, precisamos meditar na Bíblia Sagrada, ir à igreja, orar e vigiar constantemente nossos pensamentos, palavras e atitudes para não cair na tentação (Mateus 26.41).

E se mesmo assim acharmos tudo isso pesado demais, em meio aos sofrimentos e tentações, a Bíblia Sagrada nos garante duas grandes certezas dadas pelo próprio Deus (1ª Coríntios 10.13): 1) Deus é fiel e não permite que sejamos tentados além das nossas forças; 2) Junto com a tentação, Deus providencia o livramento e capacidade para suportá-la. Por isso devemos sentir alegria ao passarmos por lutas e aflições nesse mundo, porque nos momentos de tribulações, com a confirmação da nossa fé, nos tornamos mais fortes, nossa esperança se renova, nossa perseverança aumenta e o nosso caráter se confirma como filhos de Deus. Com esta certeza, caminhamos para sermos perfeitos, íntegros e em nada deficientes (Tiago 1.2-4). 

Na verdade, precisamos ter mais confiança em Deus, ter mais paciência e esperança em Deus porque ele nunca nos desampara. No final receberemos a coroa da vida (Tiago 1.12-14) que Deus prometeu aos seus amados filhos. Deus é justo e verdadeiro, por isso não mente! Sabemos que Ele nos ama. E nós amamos a Deus? A Palavra de Deus nos ensina a responder esta questão! Em João 14.21, a nossa fé é confrontada com o nosso estilo de vida e o Senhor Jesus Cristo afirma que “aquele que conhece, guarda e obedece aos seus mandamentos, de fato, ama Jesus Cristo. No Salmo 19.7-8, aprendemos que a Lei de Deus é perfeita e restaura a alma, a Palavra de Deus alegra o coração e seus mandamentos são puros e iluminam os olhos. Em Provérbios 28.18, Deus nos orienta que aquele que guarda a sua Santa Lei é verdadeiramente feliz.

Já leu a Bíblia Sagrada hoje? Ainda dá tempo! Deus te abençoe.

REV. ÉDER HENRIQUE (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)