Anvisa aprova remédio injetável contra obesidade que reduz 17% do peso

Anvisa aprova remédio injetável contra obesidade que reduz 17% do peso
A Organização Mundial da Saúde (OMS) conclui que há mais de 1 bilhão de obesos no mundo. Foto: Reprodução/Internet

Avanço no tratamento para obesidade! A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou  o primeiro medicamento injetável para sobrepeso e obesidade. O medicamento chamado Wegovy deve ser aplicado semanalmente e segundo estudos, ele promoveu uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes.

A aprovação ocorreu na última segunda-feira (02).

Porém, especialistas reforçam que o tratamento, com o medicamento injetável para sobrepeso e obesidade, deve ser aliado a mudanças de comportamento, com adequação alimentar e prática de atividade física.

O medicamento

O Wegovy é da farmacêutica Novo Nordisk e também conhecido como semaglutida 2,4mg. Ele tem o mesmo princípio ativo de outros já conhecidos no mercado, o Ozempic e o Rybelsus.

A diferença é que os anteriores eram usados para diabetes e médicos faziam indicação “off label” – uso diferente do aprovado em bula  – para perda de peso.

Semelhante ao hormônio GLP-1 que há no intestino, a semaglutida atua como um aviso ao cérebro que é hora de reduzir a fome.

Para entender a diferença, o GLP-1 dura 10 minutos, já a semaglutida dura uma semana. Ou seja, a sensação de “comi e perdi a fome” é feita pela semaglutida e dura mais tempo.

O estudo

Foram realizados estudos clínicos do medicamento com mais de 4.500 pessoas no mundo inteiro.

Os resultados foram incríveis. Os pacientes que utilizaram o medicamento conseguiram uma perda de peso corporal média de 17%, em 68 semanas (aproximadamente um ano e um mês), contra 2,4% do grupo de controle.

Além disso, um em cada três pacientes perdeu 20% de seu peso corporal. Sem contar a melhora dos índices cardiometabólicos, como redução da circunferência abdominal, hemoglobina glicada (exame que mede o índice de glicemia no sangue), triglicérides e da pressão arterial.

Comercialização

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 1 bilhão de pessoas são obesas em todo o mundo.

No Brasil, a doença crônica aumentou 72% entre os anos 2006 e 2019, saltando de 11,8% em 2006 para 20,3% da população. A frequência de obesidade é semelhante em homens e mulheres.

Mas será preciso um pouco mais de calma para termos acesso a esse medicamento no Brasil.

Sobre a comercialização, a farmacêutica Novo Nordisk disse que ainda não há uma data definida para que a semaglutida chegue ao mercado brasileiro.

Vamos ficar de olho, temos certeza que ajudará muitas pessoas que lutam contra a obesidade.

Aplicado semanalmente, o Wegovy pode reduzir, em média, 17% do peso corporal nos pacientes. Foto: Reprodução/Internet

Com informações de CBS News e Exame - em 4 de janeiro de 2023 - Por Jéssica Souza

Espalhe notícia boa!