APAE realiza ‘Ação Entre Amigos’ em comemoração aos 33 anos da instituição

APAE realiza ‘Ação Entre Amigos’ em comemoração aos 33 anos da instituição

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arcos vai comemorar 33 anos no dia 26 de novembro de 2013. Para celebrar a data, a coordenadora da APAE/Arcos, Adriana de Souza Couto, informa que serão realizados diversos eventos no decorrer deste ano. 

Para dar início à série de atividades, aconteceu na quadra da sede, na última sexta-feira, 17, o ‘Ação entre Amigos’, evento que contou com a participação do prefeito Roberto Alves; do presidente da Câmara, Halph Carvalho; vereadores, empresários, pais dos alunos da escola, além de pessoas da comunidade.

O evento ‘Ação entre Amigos’contou com a participação de representatividades políticas, vereadores, empresários, pais dos alunos e comunidade

Segundo Adriana Couto, o objetivo de realizar eventos como esse é apresentar a APAE à comunidade de Arcos. “A questão social é o nosso principal objetivo e iniciar as comemorações do aniversário da instituição. O evento foi muito bom, foi realmente gratificante, visto que muitas pessoas participaram e foi possível mostrar a APAE para parte da comunidade. Espero que no decorrer do ano, muitas pessoas nos visitem, conheçam nosso trabalho; não só nos eventos, mas no nosso dia a dia. As portas estão sempre abertas para receber todos! É importante que as pessoas conheçam para perceberem o quanto essa causa é importante. A gente só pode falar quando conhece, quando vivencia um projeto. Se você conhece a obra, vai com certeza querer ajudar”, garante. 

As pessoas presentes assistiram a uma palestra que mostrou um paralelo entre a APAE quando foi fundada até a instituição nos dias atuais. Em seguida, assistiram à apresentação do grupo de dança Corpo Vivo, com sua ‘dança inclusiva contemporânea’. Segundo o criador do grupo e coreógrafo Donizetti Bernardes, o grupo mostrou uma coreografia que levou a plateia a refletir sobre o ‘teatro mágico da vida’. “Esse teatro/dança mostrou os reflexos do ser humano com suas angústias, seus prazeres na busca da felicidade e de bem-estar na vida”.

O próximo evento já está marcado. Será o tradicional ‘Almoço Mineiro’, no dia 09 de junho. Os ingressos já estão sendo vendidos na APAE, por funcionários da instituição e pais dos alunos, a R$10 reais. 

Atualmente a APAE possui 110 alunos, 33 funcionários, sendo que toda a diretoria executiva trabalha voluntariamente. Para os que pretendem visitá-la, a instituição fica na rua Major Valeriano Macedo, 1060, bairro São Vicente, e permanece aberta das 7h15 às 11h30 e de 12h30 às 16h45.


Selo ‘Empresa Amiga da APAE’

Ainda na última sexta-feira, 17, aconteceu o lançamento do selo comemorativo ‘Empresa Amiga da APAE’. Trata-se de uma parceria da instituição com empresários da cidade que se preocupam com a responsabilidade social.

As empresas que aderiram à parceria receberam mil selos autoadesivos para colocarem em documentos e correspondências da empresa e o selo digitalizado em e-mails e demais endereços eletrônicos, pelo período de 90 dias. Até o momento, a APAE conta com 15 parceiros. 

Para se tornar um parceiro, o telefone da APAE é (37) 3351-7151.


Homenagens 

O evento também foi uma oportunidade para homenagear duas mulheres: a educadora Josefina Batista Terra de Moura, que fundou a APAE em Arcos junto ao então prefeito Paulo Marques; e Maria das Mercês Cabral, a primeira diretora da APAE no município.

Matéria publicada no jornal CCO, edição de 23 de maio de 2013