Arcoense é titular de time profissional de basquete

Cícero Gonzaga é ala do ‘Vila Velha Basquete’, no Espírito Santo. O atleta já jogou em times dos Estados Unidos e da Austrália

Arcoense é titular de time profissional de basquete
Cícero Gonzaga (à direita) foi descoberto pelo clube Universo/Minas, de Belo Horizonte

O jovem arcoense Cícero Gonzaga, de 24 anos, é um dos destaques do ‘Vila Velha Basquete’, que disputa o título do campeonato Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Com 2,02m de altura, o atleta joga na posição de ala e é o segundo cestinha do time, que representa o estado do Espírito Santo. O esportista foi descoberto pelo clube Universo/Minas, de Belo Horizonte, em 2002, e já jogou em times dos Estados Unidos e da Austrália.

Cícero Gonzaga iniciou a carreira no basquete em um momento que o esporte estava em evidência em Arcos, no ano 2000. “Eu tive muita sorte, porque comecei a treinar basquete quando o esporte estava em um bom momento  na cidade, quando vários adolescentes queriam aprender a jogar e também por termos um ótimo técnico, o Vander Martins, e um pouco do apoio da Prefeitura. A partir daí, tudo foi questão de tempo”, comenta.

Cícero Gonzaga começou a praticar basquete depois de ser convidados por ex-jogadores. De 2000 a 2002, o atleta representou Arcos, até ser convidado para atuar em um time profissional, o Universo/Minas, de Belo Horizonte, em que jogou por quatro anos.

Em 2005, o atleta arcoense teve a primeira oportunidade de jogar no exterior. Entre os anos de 2005 e 2006 e de 2007 e 2008, Cícero jogou no ‘Neo A&M College’, nos Estados Unidos. Já na temporada de 2008, o arcoense representou o ‘Oklahoma Baptist’, também nos Estados Unidos. No início de 2009, atuou no ‘Warragul Warriors’, na Austrália. “Conhecer outros países é sempre muito bom. Morei nos Estados Unidos e na Austrália por quase quatro anos e meio. Os convites para atuar no exterior surgem por meio do meu agente”, conta.

Desde que começou a jogar profissionalmente, Cícero Gonzaga vem acumulando títulos. “Já fui Campeão Mineiro Juvenil, por três vezes; já fui Campeão Brasileiro de Seleções, na categoria infanto-juvenil. Recebi medalha de prata nos Jogos da Juventude em 2003, dentre outros”, destaca o atleta.

Questionado sobre as dificuldades que enfrentou antes de se tornar jogador profissional, Cícero Gonzaga diz que as superou com a fé. “O início é sempre difícil, mas com a ajuda de Deus sempre consigo passar pelos meus problemas”, enfatiza.

Cícero conta que, entre os projetos profissionais, tem vontade de jogar na Europa e na Ásia. “O futuro a Deus pertence. Sempre tento trabalhar o dia-a-dia, assim as coisas acontecem naturalmente. Mas quero ainda jogar na Europa e Ásia, nos próximos anos”, planeja o esportista.

O atleta arcoense é filho de Elisabete da Silva. Para ele, o apoio da família é um grande aliado. “Entre as conquistas, acho que na  vida pessoal é ter uma família maravilhosa, que está sempre comigo em todos os momentos. No lado profissional, quero sempre mais e acho que  the sky’s the limit (o céu é o limite), algo que sempre tenho em mente”, diz.

Antes de jogar no ‘Vila Velha Basquete’, Cícero integrou o time ‘PM/Guarujá’, de São Paulo, entre 2006 e 2007.

No último dia 07, o ‘Vila Velha Basquete’ venceu o time de ‘São José dos Campos’ por 73 x 61, pela segunda rodada do returno do NBB 2009-2010, que terminou com o time do arcoense na 6ª posição.

Cícero Gonzaga tem um site na internet, onde conta a história dele no basquete e as principais notícias sobre as partidas que disputa pelo ‘Vila Velha’. O endereço para acessar a página é http:/cicerogonzaga32.com.

Matéria publicada no jornal CCO, edição de 28 de fevereiro de 2010