Arcoense residente no Paraná é autora de livro sobre liderança

É indicado para quem deseja qualificar a liderança pessoal

Arcoense residente no Paraná é autora de livro sobre liderança

A arcoense Marlene Roque lançou o livro Liderança Compartilhada: ferramenta evolutiva grupal, no dia 25 de setembro de 2020, em uma live, durante a pandemia de covid-19. 

Personalidades ilustres como a desembargadora Terezinha Kubiak e o professor J. Vasconcelos, autor do livro Democracia Pura, prestigiaram o lançamento.

Marlene é filha de Maria José Roque e Leopoldo Gontijo Roque. Deixou Arcos aos 18 anos para estudar. Morou em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e, desde 2010, mora em Foz do Iguaçu/Paraná. Vem a Arcos periodicamente visitar a família. 

No último dia 16 de março, atendendo a convites, o mesmo livro foi lançado na Casa de Cultura de Arcos. Na manhã de hoje, dia 22, o CCO conversou com a autora, por aplicativo de mensagens, para saber sobre sobre a proposta do livro. 
Ela graduada em Direito, pós-graduada em Direito do Trabalho, servidora do Poder Judiciário Federal. É pesquisadora e docente da Conscienciologia [*] há 15 anos, autora de diversos artigos técnicos e dezenas de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, coautora do livro Antologia Waldo Vieira: Exemplos de Vida.

Estuda a Conscienciologia, que é uma ciência nova “multidimensional”. “Foi dentro desse paradigma consciencial que eu escrevi o livro”, comentou.

Sobre o paradigma consciencial, ela explica, em síntese: “São as ideias do espiritismo, mas sem o contexto da religião, é um contexto de pesquisa, de experimentologia”. 

Uma das abordagens do livro é sobre “o que poderíamos fazer de melhor aqui, neste momento, para treinarmos nossa liderança extrafísica um dia”.

                                                            Marlene Roque com familiares

Liderança pessoal 

 “A liderança compartilhada que falo é da liderança pessoal, ou seja, sua autossuficiência em todas as injunções da vida humana”, sintetizou. 
A proposta é “desmistificar a concepção de liderança da ultrapassada versão disseminada por grandes executivos, empreendedores, gestores, administradores, celebridades, ícones da política, ou quaisquer indivíduos, ocupantes de funções ou cargos que estejam protagonizando alguma posição de poder e prestígio social efêmero”, escreve a autora.

Novos significados de liderança
Marlene Roque explica que, atualmente, todos os conceitos envolvendo a liderança passam por ressignificações. “A abordagem extrapola a condição da liderança unilateral e nivela o liderado à coliderança, condição de colaborador atuante, cooperador, coadjutor, coparticipante, com papel ativo e recíproco desempenhado conjuntamente com a figura protagonista, o denominado líder”.
Ela fala sobre atributos que devem ser considerados, tais como “a habilidade, a oratória, o carisma, a empatia, a aptidão para compreender, a ponderação, a faculdade de mediar e administrar conflitos, a maturidade, o discernimento na articulação, a facilidade em abrir portas, a capacidade de influenciar, a força presencial [...]”.
Em live sobre o tema, Marlene Roque cita a Teoria de McGregor dentro da Administração: a Teoria X e Y.  Ela relata que a Teoria X se refere àquelas pessoas que não gostam de trabalhar e têm pavor de liderança porque não querem a reponsabilidade. Nesse contexto, ela cita um “sinônimo” para liderança compartilhada: “É responsabilidade compartilhada. É a chave para o desenvolvimento de um grupo entre iguais. Muitos querem que o poder seja compartilhado, mas não querem que a responsabilidade e os deveres sejam compartilhados. Uma síntese: Responsabilidade compartilhada”.

Para quem?

O objetivo da obra, segundo a autora, “é acessar o maior número possível de pessoas interessadas em reciclar a liderança pessoal, partindo da intraconsciencialidade para a extraconsciencialidade”.
Marlene Roque explica que a reflexão sobre as diversas formas de liderança envolve “as inter-relações familiares, profissionais, com amigos, no trabalho voluntário, com o chefe, com o vizinho, com os animais domésticos, no trânsito, abrangendo todos os contatos interpessoais, contribuindo paulatinamente para a qualificação da capacidade de liderar até a pretensa vivência da democracia pura na Era da Fraternidade”.
Ao abordar a liderança no universo político, a autoria ressalta que “a História revela mais erros do que acertos”. “A cobiça pela perpetuação no poder totalitário de muitos líderes autocratas compôs as cirandas de ascensão e queda dos impérios, perpassando os milênios, com as dinastias produzindo múltiplas alianças espúrias, promovendo guerras, massacres e toda espécie de tragédias grupais. [...] Portanto, urge a necessidade de aprimorar traços conscienciais objetivando o aperfeiçoamento enquanto líderes, a fim de alcançar a vivência da liderança compartilhada cosmoética”.
O tema é instigante. Nesta matéria estão apenas “recortes” da proposta.  

Para adquirir o livro, acesse o link: 

https://www.shopcons.com.br/produto/lideranca-compartilhada-ferramenta-evolutiva-grupal-7865