Arcos registra 520,8 milímetros: o maior volume de chuvas em dezembro em 14 anos

Arcos registra 520,8 milímetros: o maior volume de chuvas em dezembro em 14 anos

Diante das intensas chuvas registradas, especialmente no mês de dezembro passado, o Jornal CCO buscou informações junto à Copasa que faz o acompanhamento da evolução do volume das chuvas, através de sua estação pluviométrica em Arcos.

De acordo com a companhia, em dezembro de 2022, choveu 520,8 mm, enquanto que, no mesmo mês de 2021, foram registrados somente 291,7mm. A Copasa afirma ainda que, consultando seus registros, este foi o maior volume desde 2008.

A Companhia também informou que, na estação pluviométrica da cidade de Arcos, as medições do mês de dezembro registraram uma média no mês de 17 mm de precipitação por dia, sendo que ocorreram picos de 68 mm nos dias 14/12 e 21/12.

Consequências: buracos nas vias entre outras situações

Já é bem comum, motoristas se depararem com os prejuízos causados pelas chuvas às vias públicas. Nas ruas e avenidas da cidade, buracos de todos os tamanhos, quando não se acumulam, agravam-se e alguns, por descuido, estão resultando em danos a pneus e suspensões.

Em outras situações localizadas, o problema é grave, como no caso dos alagamentos em residências, tal como na Rua Tenente Florêncio Nunes – caso que, aliás, já se tornou histórico diante da falta de ação resolutiva da Prefeitura Municipal ao longo de anos. Ao executivo Municipal é que cabe a responsabilidade de resolver as demandas da população, também no que se refere à manutenção das vias públicas, incluindo questões de drenagem. São problemas que geram desconforto e insegurança, além de tornarem as casas insalubres para seus moradores.

Na reportagem que aborda o caso da Rua Tenente Florêncio Nunes, confira o drama com o qual esses arcoenses convivem há anos: https://www.jornalcco.com.br/consequencias-das-chuvas-locais-de-arcos-que-apresentam-risco-no-transito

Como medida de prevenção, confira novamente os pontos que a Defesa Civil de Arcos destaca e recomenda atenção ao trafegar em caso de chuvas intensas: 

Trincheira sob a linha férrea (região central, no final da avenida Governador Valadares)

Avenida Prefeito Zizo, bairro Floresta

Avenida Dr. Moacir Dias de Carvalho

Avenida Dr. João Vaz Sobrinho – trechos I e II

Rua Pedro Ramos com avenida Magalhães Pinto, bairro Brasília

BR 354, bairro Jardim Esplanada