Por que não consigo emagrecer?

Dr. Tarcísio Silva apresenta os vários motivos que dificultam a perda de peso, dentre eles, alterações hormonais e metabólicas e efeitos de medicamentos.

Por que não consigo emagrecer?
Dr. Tarcísio Narcísio Silva, colunista de Saúde do Jornal CCO

As causas de falha nos tratamentos para perda de peso são várias. A principal causa é o tratamento incorreto por falta de um diagnóstico adequado. Somente após uma avaliação clínica cuidadosa é possível estabelecer o melhor tratamento ou apontar as causas da dificuldade em se perder peso. Perder peso envolve persistência, mas também a aceitação de que nosso corpo impõe limites que devem ser respeitados. 

As principais causas de dificuldades para se perder peso são: 


1- Presença de alterações hormonais e metabólicas:

Vários problemas hormonais podem dificultar a perda de peso. Enquanto não forem detectados e controlados, o paciente persistirá com limitações para emagrecer. Doenças da tireoide, adrenais, hipófise, ovários policísticos, resistência à insulina, dentre outros, podem provocar o ganho ou dificultar a perda adequada de peso.


2- Transtorno de compulsão alimentar:

Cerca de 40% das pessoas que apresentam dificuldades de perder e manter o peso controlado sofre de transtorno de compulsão alimentar. Trata-se de um transtorno psíquico em que a pessoa não consegue controlar os impulsos para comer. Qualquer situação de estresse emocional desencadeia um desejo incontrolável de comer, mesmo que não estejam com fome. Pessoas com este distúrbio necessitam tratamento especializado. Enquanto a compulsão não for tratada, todo tratamento para obesidade irá falhar, inclusive cirurgia de redução do estômago. A maioria das pessoas submetidas à cirurgia bariátrica que voltam a engordar apresenta transtorno de compulsão alimentar que não foi tratado.


3- Efeitos de medicamentos:

Inúmeros medicamentos podem interferir no peso e prejudicar o metabolismo. Alguns medicamentos para tratamento de transtornos mentais (antidepressivos, ansiolíticos), antialérgicos, corticóides, hormônios (androgênios, estrogênios, progestágenos), dentre outros, podem provocar obesidade ou dificuldade de perda de peso. Nesses casos pode ser necessário ajuste de dose ou troca das medicações para que o paciente consiga reverter a alteração no metabolismo ou no peso.


4- Exercícios incorretos:

Muitos pacientes acreditam estar se exercitando de forma adequada, malhando vários dias na semana, sem, no entanto, conseguir um bom resultado na perda de peso. Isso muitas vezes ocorre quando a pessoa não foi devidamente orientada sobre qual o melhor tipo de exercício físico para seu caso, a frequência e intensidade que deve ser feito, duração de cada exercício, postura para se exercitar, ambiente adequado. Malhar de forma incorreta, além de não ajudar na perda de peso, pode desencadear sérios problemas musculares, esqueléticos e até mesmo cardiovasculares.


5- Dieta incorreta:

Inúmeras pessoas chegam a passar fome intensa, com grande mal estar, às custas de dietas rigorosas com o objetivo de perderem peso. Dietas radicais realmente podem levar a uma rápida perda de peso, porém com resultados passageiros. Isto porque estas dietas realmente prejudicam e danificam nosso organismo e nosso corpo responde nos dando sinais de que algo está errado: tonturas, fraqueza, mal-humor, dor de estômago além de outros sintomas. A dieta correta para perda de peso deve ser balanceada, agradável, sem falta nem excessos de nutrientes, sem jejuns prolongados. A quantidade de calorias e nutrientes é calculada baseada no peso do paciente, idade, problemas de saúde que a pessoa apresenta e medicamentos em uso.


6- Vícios em tratamentos incorretos:

O paciente mais difícil de ajudar a perder peso é aquele que não se conforma em perder peso de forma gradual, já utilizou várias fórmulas de emagrecimento (a maioria proibida pela Vigilância Sanitária!) e deseja emagrecer sem dieta e exercícios físicos. São pacientes que estão “viciados” em tratamentos errados para perda rápida de peso. Esses pacientes muitas vezes não percebem o quanto esses “tratamentos” têm prejudicado sua saúde física e mental, levando a uma perda de peso passageira e piora progressiva do ganho de peso. A condição indispensável para um bom resultado é a disposição do paciente para fazer sua parte bem feita, com disciplina e sem pressa nos resultados.