BEM-VINDOS A SUA NOVA CASA

Texto de apresentação do Coletivo Arcos Socioambiental - CASA

BEM-VINDOS A SUA NOVA CASA

Você já parou para pensar sobre o lugar onde vive?

Você conhece, de fato, e sabe da importância de conhecer o lugar onde vive?

A qualidade de vida, a dinâmica do cotidiano e a perspectiva de futuro estão vinculadas, intrinsecamente, às relações sociais, econômicas, históricas e naturais que compõem o lugar onde habitamos.

Com a finalidade de repensar, estimular e agir em prol da transformação das relações diversas com a cidade de Arcos e região, um grupo de cerca de dez pessoas se formou por meio das redes sociais, no ano de 2020, em meio às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, para debater temas urgentes, de interesses em comum.

Da interação virtual surgiu a vontade de participar, coletiva e ativamente, e colocar em prática ideias, propostas, experiências já consolidadas em outros lugares, como contribuição positiva para melhorar o lugar onde vivemos. Essa foi a motivação para o grupo fundar uma associação devidamente legalizada, cadastrada e estruturada com quadro técnico, científico e jurídico.

A associação ‘Coletivo Arcos Socioambiental’ é uma instituição sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária, sem distinção de credo, raça, etnia, classe, orientação sexual e gênero entre seus membros, que visa atuar por meio de elaboração e execução de projetos, pesquisas e estudos aplicados à defesa do meio ambiente, do patrimônio cultural e dos direitos humanos, promovendo a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos, e o desenvolvimento sustentável.

Arcos e suas cercanias têm muitas belezas naturais, recursos importantes para os moradores humanos e não humanos dos nossos ecossistemas, riquezas históricas, capital humano, além de potencial ecoturístico.

É possível implementar projetos de cunho socioambiental que irão agregar uma nova visão de desenvolvimento, menos calcada na exploração degradante de recursos naturais, com um alicerce voltado à conservação ambiental e à dinamização socioambiental e patrimonial.

Os desenvolvimentos destes projetos poderão se dar a curto, médio, ou longo prazo, com enfoque na educação ambiental, preservação, sustentabilidade, nas cadeias de produção locais, assim como o desenvolvimento de planos de manejo para locais mais visitados da região.

O Coletivo Arcos Socioambiental irá apoiar pesquisas sociais e biológicas na região, oferecendo apoio logístico e técnico aos estudantes e instituições de ensino, proporcionando o enriquecimento do saber.

O ecoturismo também é pauta como um gerador de emprego e renda e como ferramenta de educação ambiental, de reconexão entre homem-natureza.

Dentre muitos outros temas pertinentes e propostas de atuação, o Coletivo Arcos Socioambiental está à disposição para colaborar na evolução, em todos os aspectos, do lugar onde vivemos.

Em parceria com o Jornal Correio Centro Oeste, por meio do espaço no site do CCO (jornalcco.com.br), será feita ampla divulgação de projetos, ações, artigos e curiosidades.

Júnio Rabelo Amorim Cândido dos Santos 

Eletrotécnico, responsável pelo Turismo e questões socioambientais 

Nossos canais de comunicação:

E-mail: arcos.socioambiental@gmail.com

Instagram: arcos.socioambiental