Carreta de 30 toneladas levará doações de Arcos para os gaúchos

Em pouco mais de 24 horas, a campanha idealizada pela fotógrafa Mislaine Mendonça reuniu toneladas de donativos que serão entregues à logística da Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Carreta de 30 toneladas levará doações de Arcos para os gaúchos

Depois de assistir a um vídeo nas redes sociais mostrando a tragédia vivida pelos gaúchos, a fotógrafa Mislaine Mendonça, de 41 anos, foi tomada pela convicção de que precisava fazer algo. Era necessário fazer mais do que ficar olhando aquelas cenas dramáticas que inclusive envolviam crianças. Mislaine lembra: “Quantas crianças estão precisando de roupas? O que eu vou fazer? Tudo o que tenho guardado da minha filha, eu vou doar. Peguei meu celular, emocionada gravei e postei um vídeo e a gravação viralizou”.

Mislaine contou que também recebeu manifestações de apoio de diversas cidades da região, não só de Arcos. “Pessoas em Pains, Iguatama, Pimenta, Lagoa da Prata, Formiga, todos foram se solidarizando”.

Uma carreta carregada de solidariedade arcoense

Edmar Alves de Carvalho disse: “Eu fui provocado pela ‘Mis’ Mendonça, no domingo pela manhã, quando ela resolveu idealizar esta campanha. Me prontifiquei em ajudar na logística de entrega das doações”.

Avaliando a quantidade de donativos no Arcos Clube, ele disse: “Já estamos atingindo nosso objetivo: angariar uma carreta de donativos” – avaliou o empresário. O empresário destacou a importância da organização e do voluntariado liderado por Naiara da Silva (‘Natal Solidário’), esclarecendo que as pessoas irão receber os materiais classificados.

Este era o grupo que estava trabalhando no final da tarde de ontem (06/05)

Ele também esclareceu que a carreta tem capacidade aproximada de 30 toneladas. Mas explicou que isto não significa 30 toneladas de doações, porque a maioria dos donativos são roupas e roupas são mais leves. “Vamos atingir um volume equivalente à capacidade da carreta” – disse o Edmar,

Voluntários do ‘Natal Solidário’

“Também recebi o contato do grupo do Natal Solidário, que disponibilizou sua experiência e a vivência de seus participantes, na organização de campanhas solidárias” – disse Mislaine.

Mislaine e Naiara

Ela disse que a preocupação passou a ser o local para armazenar as doações, especialmente porque não imaginava a proporção que a arrecadação tomaria. Diante de mais este desafio, ela fez contato com o Arcos Clube que aceitou receber as doações para a triagem e preparação. “Com pouco mais de 24 horas, recebemos doações que já somam toneladas” – disse emocionada, mesmo sem poder, ainda, precisar a quantidade de doações.

“Arcos é uma cidade maravilhosa e a campanha está sendo marcante e quem fez a diferença não fui eu, eu sou um ‘soldadinho’. Quem fez a diferença foi cada um que doou. Cada pessoa que trouxe um pacote de bolachas ou litros de água mineral”.

Mislaine destacou que a arrecadação vai somente até as 15 horas desta terça-feira, 07/05, quando as doações serão embarcadas em uma carreta com destino a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Arcos Clube receberá doações até as 15 horas

“Foi uma parceria. A ‘Mis’ me procurou para que o clube fosse o centro de recolhimento. Com apoio de toda a diretoria, entramos na campanha e imediatamente começamos de divulgar em nossas redes sociais”, disse Lucas Macedo, presidente do clube, destacando a participação dos funcionários que estão trabalhando nas ações de triagem, separação e classificação, ao lado dos voluntários.

‘Natal Solidário’

“Logo no domingo pela manhã eu vi a ‘Mis’ postando seu apelo e ofereci a mão-de-obra do nosso grupo” - disse Naiara Fabiana da Silva, que coordena os organizadores do “Natal Solidário”, em Arcos. Ela acredita que mais de 100 pessoas já estiveram no Arcos Clube para trabalhar na triagem, identificação e preparação dos donativos. “Amanhã receberemos donativos das 6 às 15 horas. Encerraremos o recebimento para organizar, embarcar as peças para o Rio Grande do Sul” – diz a coordenadora.

Natália (Diretora do Arcos Clube), Mislaine (idealizadora), Naiara (Natal Solidário), Plábio (Vice-presidente do Arcos Clube), Lucas (Presidente do Arcos Clube) e Edmar (Transradar)

Então, se você ainda deseja participar deste movimento solidário, venha trazer seu donativo no Arcos Clube ou à agência do Sicoob União Centro-Oeste que também está recebendo donativos.

O Jornal CCO, que tem destinado seus espaços para divulgar ações solidárias, também reconhece, aplaude e divulga esta ação destinada aos irmãos brasileiros que moram lá nos distantes recantos do Rio Grande do Sul.