Casa dos Cartuchos em Arcos chega aos 16 anos com projetos de expansão

Soluções tecnológicas para tornar a vida mais produtiva e conectada; seja através da loja física ou do e-commerce

Casa dos Cartuchos em Arcos chega aos 16 anos com projetos de expansão

Em 5 de agosto de 2007, Alexandre Miranda Ferreira, que tinha apenas 22 anos, abriu as portas da Casa dos Cartuchos. Antes disso, vivenciou diversas experiências que contribuíram para sua formação humana e profissional. 

Filho de produtores rurais, na adolescência ele já fazia vários serviços no dia a dia do campo, ajudando o pai e o avô, na função de ordenhador [tirando leite das vacas] e nas demais tarefas relacionadas à produção rural. Aos 17 anos, depois de concluir o ensino médio, veio morar na região urbana de Arcos e teve outras experiências: foi vendedor em loja de móveis e eletro, auxiliar de vidraceiro, auxiliar de mecânico, entregador em loja de recargas de cartucho. 

Sem deixar de trabalhar, fez o curso de Direito na PUC Minas em Arcos, obtendo, por meio de sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bolsa gratuita integral pelo programa ProUni a partir do 3º período, vindo a concluir o bacharelado em 2009. 

Quando era funcionário de uma empresa que prestava serviços na área de suprimentos de impressão, observou que havia uma demanda no mercado que era maior do conseguiam suprir. Ele conta que buscou alternativas para conseguirem atender, mas não encontrou. Foi então que o jovem se deparou com uma oportunidade de negócio próprio e começou a se capacitar. Para estudar e montar o plano de negócios, frequentava lan houses, que estavam em alta na época. 

Diante daquela possibilidade, teve o apoio da família. O pai, Aparecido Domingos, a avó Maria Rosa e o avô José Ambrósio emprestaram o dinheiro e ele abriu sua primeira loja, na rua Jarbas Ferreira Pires. A equipe inicial foi formada por ele, seu irmão Ângelo Sousa e Fabrini Rossi. Alexandre comenta que uma amiga, Joeane Leal Ferreira, iria integrar a equipe junto a ele e ao Ângelo, mas, infelizmente, cerca de 30 dias antes da inauguração, ela faleceu em um acidente de carro.  “Joseane era uma pessoa maravilhosa, comunicativa e grande incentivadora do projeto, sendo uma pessoa chave na construção da ideia inicial do negócio, ajudando inclusive com a escolha do nome da empresa, Casa dos Cartuchos, o que, sem sombra de dúvidas, foi determinante para o sucesso do negócio. A ausência da Josiane foi um impacto muito grande na época e, com certeza, ela fez muita falta”. Foi nessa circunstância que Fabrini passou a fazer parte da equipe. 

Depois de três anos, a loja foi instalada na rua Getúlio Vargas, permanecendo sete anos. Há seis anos, a Casa dos Cartuchos está sediada na praça Olívio Vieira de Faria (Praça do Vivi).

O projeto de vida de Alexandre, inicialmente, era seguir a carreira jurídica, mas as novas perspectivas adiaram esse desejo. Com a oportunidade de empreender no ramo varejista, fez a opção. “Eu levei em consideração não só meu lado pessoal, aquilo que eu queria, mas também a minha família”. O que Alexandre não imaginava, naquela época, é que a empresa seria sustentável ao longo de 16 anos, além de originar novos empreendimentos. 

Com seis meses de trabalho, já precisaram de mais mão de obra e o outro irmão, Abel Cássio, passou a integrar a equipe. Com ano e meio, quando o negócio começou a dar certo, Alexandre pagou o dinheiro investido pelos avós e também já tinha dinheiro para pagar o pai dele, que se recusou a aceitar. O desejo dele, de ver os três filhos trabalhando juntos, foi realizado.    

A partir de então, os três irmãos se tornaram sócios. Hoje, cada um está à frente de um negócio independente. A Casa dos Cartuchos é gerida por Alexandre, Ângelo é o gestor da Locaprinter [*] e Abel atua no ramo do agronegócio, com foco em compra e venda de gado.


24 horas com os clientes 

O empresário descreve uma relação de proximidade e assistência 24 horas aos clientes: “Estamos com nossos clientes 24 horas por dia, no momento em que eles acordam através de uma Alexa, no momento em que cuidam da saúde utilizando smartwatch, quando usam fones de ouvido, durante a atividade física, ao longo do dia no trabalho – com o notebook, computadores, smartphones, tendo suporte para escritório, impressoras e fornecimento de suprimentos de impressão. Acompanhamos as pessoas nas jornadas do expediente do trabalho; quando encerram o dia e vão pra casa, com a parte de entretenimento (TVs, receptores, produtos de áudio e vídeo) e também quando vão descansar, com a parte de monitoramento da saúde, novamente com o smartwatch”.

De fato, a Casa dos Cartuchos atende às demandas dos clientes que querem investir em produtos de qualidade e contratar serviços de manutenção de computadores feitos por especialistas, principalmente voltados para home office, pequenas empresas e pessoas física, assim como manutenção de impressoras, recarga de cartuchos e linha de suprimentos.

Alexandre e sua equipe ressaltam que a tecnologia é uma parceira para tornar a vida mais fácil e mais produtiva, ajudando na organização de tarefas, para facilitar a vida profissional e também proporcionar entretenimento e conforto nas horas vagas. “Com a gente você nunca está sozinho, você tem uma parceira tecnológica ao seu lado”. 

Muito mais que venda de cartuchos – Como se vê, nesses 16 anos a “Casa dos Cartuchos” acompanhou as inovações tecnológicas e ampliou a oferta de produtos e serviços. Transformou-se em uma loja de informática completa. Hoje, Alexandre Miranda comemora o sucesso de um empreendimento que se tornou fonte de renda para ele, dois irmãos e 20 colaboradores – número atual do seu quadro de pessoal. 

O investimento em estudo ao longo de todos esses anos foi importante na busca de conhecimentos e práticas. Além do curso de Direito, ele fez cursos gratuitos, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), cursos técnicos na área de informática, diversos minicursos na área de gestão e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.


[*] Locaprinter 

O nicho específico de suprimentos para impressão gerou uma nova empresa, fundada em 2014: a Locaprinter, independente da Casa dos Cartuchos. É focada no segmento de Outsourcing de Impressão, disponibilizando locação de impressoras, notebooks, desktops, projetores e equipamentos de tecnologia que contribuam para impulsionar os negócios de seus clientes. Até então, funciona no mesmo endereço da Casa dos Cartuchos, mas terá sede própria em breve. O gestor e diretor é Ângelo Sousa, que tem sua equipe. 


Projetos de expansão 

Alexandre Miranda trabalha na expansão de seu negócio por meio do e-commerce próprio e Marketplaces, com foco no omnichannel (estratégia de negócio multicanais: físico e on-line). “Estou muito empenhado em ter um posicionamento claro e assertivo no comércio eletrônico, numa perspectiva de estar com nosso cliente 24 horas por dia, tornar nosso cliente mais tecnológico e tornar a vida dele mais fácil. Nosso desafio hoje é este: ampliar nosso posicionamento no digital, que é essencial para o varejo”.

A ampliação do espaço físico da loja para aumentar o leque de produtos também está planejada para 2024, com projeto pronto. 

Outro projeto é expandir para outras cidades também em presença física. Hoje, a Casa dos Cartuchos já tem clientes em um raio de aproximadamente 200 km na região e quer estar mais perto desses clientes, também com lojas físicas.


O fator determinante da educação e do trabalho na adolescência 

Os pais de Alexandre, Maria Francisca de Sousa e Aparecido Domingos, acertaram quando investiram na educação dos filhos e também os encaminharam para o trabalho desde adolescentes. Alexandre atribui as conquistas a eles e aos seus avós: José Ambrósio, Maria Rosa, João Niquinho (in memoriam) e Roberta Domingos. Ele acredita que a dedicação pode vencer o talento. “Mesmo se a pessoa tiver talento, se ela não tiver disciplina, se não tiver resiliência, aquele talento vai sucumbir. Na minha família é mais essa questão: ter disciplina, resiliência, persistir e saber que não vai ficar milionário da noite para o dia. Estamos bem, graças a Deus, mas não é uma trajetória de foguete, leva tempo, dedicação e disciplina mesmo”, comenta. 


Dicas para quem deseja empreender 

A principal dica do empresário para quem está começando é se inspirar nas práticas de empresas consolidadas que são do mesmo ramo que o seu. Utilizá-las como referência pode encurtar o caminho para a estabilidade – ele explica que é o chamado Benchmarking (palavra associada a “referência”).

Alexandre Miranda afirma que o principal desafio de todo gestor não é conseguir recursos financeiros, porque esses existem em abundância no mercado – por meio de linhas de crédito. A maior dificuldade é ter a capacidade de lidar com pessoas. “Quanto mais a gente vai desenvolvendo essa capacidade de lidar com pessoas, mais as coisas vão dando certo”. 

Essa habilidade é importante tanto para se comunicar com os clientes quanto para formar a equipe de trabalho. “Sempre tivemos boas pessoas do nosso lado, que dedicaram seu tempo em prol do negócio e fizeram a gente chegar aonde chegamos. Se você tem uma empresa que se desenvolve e os colaboradores não se desenvolvem, acho que é mais uma relação de dinheiro por dinheiro e que, em algum momento, ela pode se perder.  A função da empresa é fazer dinheiro, é dar resultado, mas a gente tem que ter um cuidado com as pessoas, um olhar para as pessoas que estão com a gente, porque se não estamos bem internamente, com o nosso time, como vamos prestar um bom serviço?”, argumenta e acrescenta a necessidade de constante aperfeiçoamento pessoal, para liderar pelo exemplo.

No interior, é importante diversificar, buscar novos segmentos de mercado. Não basta ter uma boa ideia e um bom modelo de negócio, se ele não atende o cliente. “Tem que ter um olhar muito grande para o cliente, para o mercado, investir em pesquisa, mas não ficar só na pesquisa. No empreendedorismo, o feito é melhor que o perfeito. Se for muito perfeccionista, vai acabar atrasando (...), tem que ser um constante entrega e ajusta, em busca do aperfeiçoamento”, explica. 

Do alto de sua experiência, ele lembra que, naturalmente, nos primeiros anos a empresa não vai gerar lucro, mas se fizer caixa para manter as contas em dia, já é um caminho de sucesso.

A história de Alexandre Miranda é mesmo inspiradora para quem deseja investir em negócio próprio. Lembre-se: saber lidar com as pessoas é essencial para o sucesso. Fica a dica!

Veja o site da Casa dos Cartuchos: https://www.casadoscartuchos.com.br/