CHARLATANISMO: um outro nome para PICARETAGEM - PARTE 2

Confira a segunda parte do artigo do Dr. Tarcísio Silva, abordando a prática médica

CHARLATANISMO: um outro nome para PICARETAGEM - PARTE 2

Maus profissionais existem em todas as áreas, mas tratando-se de saúde, um erro provocado por incompetência pode ser literalmente fatal. Para o leigo, pode ser difícil saber se está sendo enganado por um charlatão. Afinal, quem tem conhecimento adequado para saber se o profissional está agindo corretamente? A seguir, temos algumas características dos picaretas que têm envergonhado a medicina e comprometido seriamente a saúde da população. É importante que todos aprendam a reconhecer essas características para, além de evitar se expor a eles, denunciem suas más práticas.

· EXCESSO DE EXAMES 

Para esconder a falta de competência, os charlatães solicitam uma grande quantidade de exames sob pretexto de estarem fazendo uma avaliação detalhada da saúde do paciente. É muito comum que esses profissionais, quando se deparam com exames normais, adotem outros valores de referência diferentes daqueles adotados pelo laboratório.  Aqui o objetivo é justificarem uma determinada doença hormonal ou falta de vitaminas como sendo a causa de todo o quadro do paciente. Com isso, deixam de buscar e tratar a verdadeira causa dos problemas do paciente!

· TRATAMENTOS COM EXCESSO DE VITAMINAS, SUPLEMENTOS E HORMONIOS SEM NECESSIDADE

Outra prática frequente é uma lista interminável de suplementos de vitaminas, minerais, probióticos, hormônios, dentre outros. Muito frequentemente, esses profissionais vendem esses suplementos em suas clínicas como forma de aumentar seus lucros, mas dizem aos pacientes que na verdade seus produtos são mais confiáveis, por terem uma “formulação personalizada”, com “hormônios bioidenticos” que não são encontrados em drogarias. Interessante que esses charlatães acusam a “medicina tradicional” de estar vendida à indústria farmacêutica, quando eles mesmos forçam seus pacientes a assumirem gastos enormes com suplementos sem real necessidade, se baseando em exames completamente normais! Isso sem contar o risco de INTOXICAÇÃO por esses excessos!

· TRATAMENTOS NÃO RECONHECIDOS PELAS PRINCIPAIS SOCIEDADES MÉDICAS

Os charlatães se dizem perseguidos pelo que eles chamam de “medicina tradicional”. Costumam desdenhar de condutas defendidas por instituições sérias, dizendo que a medicina tradicional está ultrapassada. Baseiam suas condutas e tratamentos em pesquisas científicas de péssima qualidade ou em orientações de seus GURUS! Sim, geralmente o charlatão é discípulo de outro charlatão famoso nas redes sociais, com o qual fez uma suposta especialização ou pós-graduação!

Chegam a suspender uso de remédios fundamentais para a saúde dos pacientes prescritos por verdadeiros especialistas dizendo que estão usando “veneno”, e prescrevem no lugar tratamentos sem qualquer base científica sólida. Suspendem uso de estatinas prescritas por CARDIOLOGISTAS para prescreverem ômega-3 com coenzima-Q e uso de banha de porco (colocando o paciente em risco de infarto!), trocam remédios da tireoide prescritos por ENDOCRINOLOGISTAS por soluções de iodo (que podem agravar o problema da tireoide!), e assim por diante.

· DIVULGAM SEREM ESPECIALISTAS EM ÁREAS NÃO RECONHECIDAS PELO CFM

Toda especialidade médica deve estar registrada no Conselho Federal de Medicina. A grande maioria dos charlatães não é especialista em áreas reconhecidas pelo CFM, e acaba divulgando ser formada em áreas inventadas por eles mesmos ou por seus gurus: MEDICINA QUANTICA, TERAPIAS HORMONAIS, ESPECIALISTA EM CHIPS DE HORMONIOS, SOROTERAPIA ENDOVENOSA, OZONIOTERAPIA, MEDICINA ORTOMOLECULAR, dentre outras. 

CHARLATANISMO É CRIME!

SÓ EXISTE UMA MEDICINA: 

• É BASEADA EM ESTUDOS CIENTÍFICOS RECONHECIDOS PELAS PRINCIPAIS SOCIEDADES MÉDICAS

• O ALVO É O BEM ESTAR DO PACIENTE E NÃO A AUTOPROMOÇÃO

• TEM VALORES ÉTICOS INEGOCIÁVEIS

• QUALQUER COISA FORA DISSO DEVE SER DENUNCIADA