DIABETES: prevenindo AMPUTAÇÕES

DIABETES: prevenindo AMPUTAÇÕES

Os pacientes diabéticos têm chance 40 vezes maior que os não diabéticos de sofrerem amputações nos membros inferiores. Diabetes é a segunda maior causa de amputações no Brasil, perdendo apenas para os acidentes. A prevenção de amputações de membros em pacientes diabéticos se faz pelo bom controle de todo o metabolismo, além de medidas para se evitar lesões nos membros. Vigilância quanto ao aparecimento de feridas e outras lesões nos pés é parte fundamental nos cuidados que os pacientes diabéticos devem ter diariamente.


Por que as amputações de membros são mais comuns em diabéticos?

O mal controle da glicose danifica a inervação de todo o corpo, provocando quadros de perda de sensibilidade. Isto faz com que o paciente diabético mal controlado tenha dificuldades em perceber quando uma ferida se inicia, por exemplo, nos pés. Outro grande problema é que o mal controle do diabetes também danifica os vasos sanguíneos, dificultando a chegada de oxigênio e nutrientes nos membros afetados. Portanto, a perda de sensibilidade e a má circulação nos membros inferiores são a causa de surgimento de graves lesões que acabam evoluindo para a necessidade de amputação.


Quais são as lesões de maior risco?

Qualquer lesão nos pés pode se complicar com infecção, levando à amputação se não tratada adequadamente. Assim, os pacientes diabéticos devem estar atentos ao surgimento de calos, frieira (micose nos pés), cortes, unhas encravadas, arranhões, furos, tortuosidades ou deformidades nos ossos dos pés, rachaduras nas solas dos pés. 


Cuidados diários com os pés:

· O paciente diabético deve ter o hábito de todos os dias observar seus pés, pelo menos após o banho, e procurar por lesões. Se necessário, deve pedir ajuda a alguém para que os pés sejam bem examinados. 

· Evitar andar descalço ou com calçados duros, apertados, de salto alto. Esses calçados favorecem o surgimento de calosidades e deformidades nos pés, além de prejudicarem a circulação.

· Em caso de pés muito ressecados, utilizar cremes hidratantes nas solas dos pés à noite. Nunca deixar cair creme hidratante entre os dedos dos pés, porque isso favorece surgimento de frieiras.

· Enxugar sempre os pés após o banho, nunca calçando sapatos com os pés ainda molhados, o que pode provocar surgimento de frieiras, flebites e erisipela.

· Nunca realizar retirada de calosidades ou desencravar unhas sem orientação de médico ou enfermeiro. Alguns pacientes acabam se machucando ao utilizarem lâminas, alicates e outros materiais contaminados. Também não se deve tratar infecções nos pés por conta própria ou utilizar tratamentos duvidosos.

· Preferir calçados macios, tipo tênis. Existem palmilhas e calcanheiras feitas de silicone e outros materiais que podem ser usados para corrigir deformidades nos pés. Alguns ortopedistas e fisioterapeutas são especializados em Podologia (especialidade que cuida dos pés), e podem orientar melhor o tipo de calçado e acessórios (palmilhas, etc), inclusive receitando calçados fabricados sob medida.

· O controle de todo o metabolismo é fundamental para a prevenção de amputações. Exames periódicos são necessários para se ajustar o tratamento do diabetes, controlando glicose, colesterol, triglicérides, ácido úrico, pressão arterial e peso. Nunca esquecer que o abandono do tabagismo e do excesso de bebidas alcoólicas faz parte do tratamento do diabetes.