Chevette com placa de BH viraliza após ser flagrado em Paris

Mineiro que mudou para a capital francesa gastou cerca de R$ 25 mil para levar o Chevette para a cidade; conheça essa curiosa história

Chevette com placa de BH viraliza após ser flagrado em Paris
Chevette chamou a atenção por aparecer ao lado de pontos turísticos em Paris Crédito:Instagram/Reprodução

Um Chevrolet Chevette vem chamando a atenção nas redes sociais nos últimos dias. O carro em si não tem nada de diferente, mas sim o local onde ele foi flagrado: Paris. E o mais curioso dessa equação é que o veículo tem placa de Belo Horizonte (MG). Mas como o sedã foi parar na capital francesa?

O Chevette SL 1987 pertence ao mineiro Aigon Declie, de 38 anos, nascido no Brasil, mas que tem cidadania francesa. Ele mora com a família em Paris desde 2015, e desde que se mudou, tentava levar o carro para a Cidade Luz.

O rapaz conta que o carro entrou na sua vida há quase 20 anos, e nesse meio tempo, já vendeu e recomprou o carro quatro vezes. "Foi, inclusive, a venda do Chevette que ajudou a pagar as passagens da família para a mudança. Vendi para meu sogro, para que o carro ficasse na família, e recomprei assim que pude", afirmou em entrevista ao portal G1.


A viagem do Chevette

Fazia anos que Declie tentava levar o Chevette para Paris, mas a pandemia dificultou o processo. Além do preço ter disparado, o tempo de transporte também aumentou. Mas nada disso fez com que ele desistisse da aventura. Finalmente, em novembro deste ano, o sedã desembarcou na França para "reencontrar" seu dono.

O primeiro passo da viagem foi contratar uma empresa para levar o Chevette até o porto de Santos. O carro embarcou em um navio para uma trajetória de um mês até chega na cidade de Le Havre. De acordo com Declie, o gasto com o transporte e as taxas aduaneiras foi de 4.700 euros (pouco mais de R$ 25 mil na atual conversão).


Adaptações para rodar na França

Para poder rodar nas ruas parisienses, Declie precisou fazer algumas adaptações, como trocar os faróis, por exemplo. Mas o carro agora já está regularizado conforme as leis francesas. Ele diz que o Chevette foi aprovado como um exemplar de coleção e histórico pela federação nacional e internacional de veículos de época da França. Até as placas pretas já foram solicitadas.

Contudo, Declie afirma que apesar de estar funcionando normalmente, seu carro será aposentado por conta da agitada rotina do trânsito de Paris. Mas não sem ter antes passado por conhecidos pontos turísticos da capital francesa, como a Torre Eiffel e a avenida Champs-Élysées. Quem tiver curiosidade para saber mais sobre a história do Chevette, pode acompanhar a página @chevette_france no Instagram.

Fonte: https://jornaldocarro.estadao.com.br/