Cirurgia Bariátrica

Avaliação e preparo psíquico antes de realizar 

Cirurgia Bariátrica
Dr. João Batista Rodrigues Ferreira - Psiquiatra

O procedimento é uma opção terapêutica no tratamento da obesidade que exige, de forma importante, a adesão do paciente nos procedimentos pré e pós-cirúrgicos.

Essa opção de tratamento vai demandar, desses pacientes, mudanças comportamentais que afetam seu estilo de vida e seus hábitos alimentares, impondo-lhe uma nova relação com o próprio corpo e diferentes manejos da ansiedade.

Para garantir o sucesso, tanto nas ações preventivas quanto no acompanhamento dos tratamentos clínicos posteriores, o tratamento necessita de acompanhamento multidisciplinar em todas as etapas entorno da cirurgia.

Ao longo do tratamento cirúrgico da obesidade, cabe ao profissional da saúde mental incluído nessa equipe multidisciplinar, o papel de identificar e tratar alterações emocionais que possam comprometer o tratamento; fornecer orientações e informações sobre a cirurgia bariátrica (técnica cirúrgica, riscos e complicações, benefícios esperados, consequências emocionais, sociais e físicas,  responsabilidades esperadas); assim como facilitar o manejo de demandas relacionadas com o emagrecimento e a adesão às orientações da equipe multiprofissional.

Essa equipe é delimitada pelo Conselho Federal de Medicina: cirurgião especializado, endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista, psiquiatra e/ou psicólogo.

A importância do tratamento psiquiátrico

A obesidade está associada a transtornos psiquiátricos em grande parcela dos candidatos submetidos ao procedimento bariátrico. Cerca de dois terços dos pacientes apresentam dois ou mais transtornos associados.

A presença de um transtorno mental ativo antes da cirurgia poderá ter implicações no sucesso do procedimento, bem como na manutenção do peso a longo prazo.

Há muitos pacientes operados que continuam a sofrer com o transtorno mental comorbido, com recrudescência e eclosão de novos episódios psiquiátricos, bem como com o surgimento de novos transtornos (p. ex., a perda de controle alimentar).

Episódios de alcoolismo, reganho de peso, suicídios também foram vivamente relatados entre os pacientes pós-bariátricos.

Portanto, determinar o transtorno psiquiátrico e suas comorbidades é de fundamental importância na avaliação pré-bariátrica