Clima seco favorece surgimento de queimadas

Nos últimos dois meses, o levantamento registrou 53 ocorrências

Clima seco favorece surgimento de queimadas
Foto: CBMMG

Arcos e região têm registrado baixos percentuais de umidade relativa do ar, na faixa entre 20 e 30%. Esta condição meteorológica ou climática favorece o aparecimento de queimadas. Nos últimos dois meses, segundo informações da Defesa Civil, o levantamento do Corpo de Bombeiros Militar registrou 53 ocorrências, das quais, 25 em junho e 28 em julho.

Antonio Airton, coordenador da Defesa Civil de Arcos, diz: “A vegetação está bem desidratada ou bastante seca favorece a iniciação e a propagação de fogo, associada à baixa umidade do ar, potencializa o risco de aparecimento de queimadas”.


Orientações

A orientação inicial, segundo o coordenador, é no sentido de que as pessoas joguem lixo somente nos locais apropriados, conforme indicação do município, de forma que seja realizada coleta, especialmente a seletiva. Antonio lembra: “Jogar lixo fora dos locais indicados é crime ambiental”.  

Outra orientação é não colocar fogo em detritos, objetos ou vegetação de quaisquer proporções, especialmente, em sítios e fazendas, evitando fazer queimadas, exceto quando houver autorização e liberação dos órgãos competentes. Antônio lembra: “Queimadas realizadas sem a liberação dos órgãos competentes são crimes contra o meio ambiente, podendo gerar incêndios e, com isso, trazer prejuízos à saúde da fauna e da flora.

O coordenador ainda esclarece que, além dos riscos das chamas provenientes das queimadas, há a produção de dióxido e monóxido de carbono, resultado da queima. Com a baixa umidade, a dispersão desses gases fica mais difícil, aumentando a possibilidade de ressecamento das mucosas das vias aéreas, gerando outros problemas para as vias respiratórias.

O coordenador, alerta: “A pessoas não devem fazer queimadas, seja de grande ou pequeno porte, especialmente, queima de lixo e vegetação seca, prevenindo e evitando problemas para os seres humanos e o meio ambiente. Seria crime ambiental”.

Em caso de o cidadão perceber algum incêndio ou, especificamente queimada, deverá entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone (37) 3359-7900, com o Corpo de Bombeiros Militares pelo telefone 193 ou diretamente no Posto Avançado de Arcos pelo telefone (37) 3351-2573, ou, ainda pela Polícia Militar Ambiental, pelo telefone (37) 3352-1046 ou pelo 190.