Com o tema 'Viver em Arcos', ALARC abre inscrições para seu 4º Concurso Literário

As inscrições, que são gratuitas, iniciaram na quarta-feira, 15/05 e encerrarão do dia 15/06

Com o tema 'Viver em Arcos', ALARC abre inscrições para seu 4º Concurso Literário

A Academia de Letras de Arcos lançou o edital do seu 4º Concurso de Literário, cujo tema será 'Viver em Arcos'. As inscrições já foram abertas na quarta-feira, 15/05 e se prolongarão até o dia 15 de junho.

Os interessados poderão participar em diversos estilos literários, quais sejam: foto, desenho, poesia, memórias e causo arcoense.

Leia, a íntegra do edital, transcrita a seguir.

4º Concurso Literário da Alarc

FOTO, DESENHO, POESIA, MEMÓRIAS e CAUSO ARCOENSE – 2024

TEMA: VIVER EM ARCOS

 

REGULAMENTO GERAL

I – OBJETIVO

A ALARC tem como objetivo motivar e incentivar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos à produção literária e artística, exaltando a qualidade da arte e da escrita literária arcoense. Além disso, estimula a busca de registros que valorizem e preservem a história e a memória da cidade de Arcos. Os estilos literários escolhidos são: FOTO, DESENHO, POESIA, MEMÓRIAS e CAUSO, que fazem alusão, direta ou indiretamente ao Município, que valorizem os aspectos positivos da cidade.

II – TEMA

O tema escolhido: VIVER EM ARCOS. O concurso tem o intuito de trazer à luz o jeito arcoense de ser e de viver, seu cotidiano, com suas belezas naturais, patrimônios históricos e vida cultural local. O Concurso abre espaço para a imagem, por meio de desenho e foto; para a escrita, por meio de poesias, memórias e causos, mostrando bons sentimentos em relação ao local, às pessoas, com descrições, escrita livre de qualquer elemento que permeie sensações sobre VIVER EM ARCOS.

 

IMPORTANTE REALÇAR, LEMBRAR OU CITAR LUGARES, FESTAS TRADICIONAIS, MONUMENTOS, CASARÕES, PERSONALIDADES ETC., QUE FAZEM OU FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO, COMO FORMA DE DEMONSTRAÇÃO DE CARINHO PELA CIDADE DE ARCOS.

 

III – DAS INSCRIÇÕES

Os interessados em participar na categoria livre (acima de 18 anos) poderão se inscrever por e-mail: alarcmg@gmail.com no período de 15/05/2024 a 15/06/2024, enviando o material, que consiste em: 1) ficha de inscrição e 2) entrega do texto (poesia, memórias ou causo), ou das imagens (foto).

 

As escolas públicas e particulares, sediadas em Arcos, deverão fazer as inscrições dos seus alunos, bem como enviar o material, escolhendo até 03 (três) melhores trabalhos de cada categoria, também, por e-mail: alarcmg@gmail.com, optando entre as seguintes categorias:

 

CATEGORIA ESCOLA

CATEGORIAS

NÍVEL DE ENSINO

GÊNERO TEXTUAL

Categoria infantil

alunos do 4º e 5º ano do Ens. Fund.

DESENHO

Categoria adolescente

alunos do 6º ao 9º ano do Ens. Fund.

POESIA

Categoria juvenil

alunos do 1º ao 3º ano do Ens. Médio

MEMÓRIAS

Categoria adulto

alunos EJA, APAC, Técnicos e universitários

CAUSO

CATEGORIA LIVRE

A partir de 18 anos, quem se interessar, pode se inscrever somente em uma das modalidades: FOTO, POESIA, MEMÓRIAS E CAUSO.

 

 

As inscrições são gratuitas.

 

IV – DAS NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Cada autor poderá se inscrever e concorrer com apenas uma produção literária (seja texto ou foto), que deverá ser inédita. Ao inscrever-se neste concurso, o participante declara que o desenho, a foto ou o texto enviado é de sua própria autoria e assume a responsabilidade plena por eventuais acusações de plágio e violação de direitos autorais, que configura crime previsto no art. 184 do Código Penal. Para participantes menores de idade, o responsável deve preencher a ficha (ANEXO II), autorizando a publicação da obra. O participante deve escolher uma das categorias para participar, que deverá ser entregue em formato "doc" ou equivalente (Word), podendo também estar convertido em "pdf" .

Poesia – Título obrigatório, centralizado e em letras maiúsculas. Deverá ser editado em fonte Arial, na cor preta, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Não se deve exceder o limite de 1 (uma) página no tamanho A4. Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm. Em caso de estrutura em versos e estrofes não poderão ser editados em mais de uma coluna. Após a apresentação da produção literária, é obrigatória a inclusão de um pseudônimo.

Memórias e Causo – Título obrigatório, centralizado e em letras maiúsculas. Deverá ser editado em fonte Arial, na cor preta, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Não se deve exceder o limite de 2 (duas) páginas no tamanho A4. Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm, com alinhamento justificado. Após a apresentação da produção literária, é obrigatória a inclusão de um pseudônimo. Em outro arquivo, para fins de identificação, o candidato deve informar: Nome completo, pseudônimo, endereço completo, celular, profissão, idade e a categoria inscrita.

Os desenhos devem ser feitos em folha A4, SEM IDENTIFICAÇÃO.

As fotos devem ser inéditas e de alta resolução.

Toda e qualquer obra que esteja em desacordo com as normas deste regulamento implicará o imediato indeferimento da inscrição. Encerrado o período de inscrições, haverá reunião do júri técnico da Alarc e de convidado para a avaliação das propostas e seleção dos vencedores por categoria. A Alarc divulgará o resultado e as produções literárias dos selecionados em suas redes sociais e na mídia local (impresso ou virtual). Por fim, será realizada a solenidade de conclusão do concurso, divulgação dos vencedores e comemoração do aniversário de 86 anos de emancipação da cidade de Arcos – MG. A data prevista para a premiação será dia 03 de julho de 2024, às 19 horas, na Casa de Cultura de Arcos, rua São Geraldo, nº 34, Centro.

VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

São critérios para avaliação em todas as categorias: criatividade; originalidade; fidelidade e coerência ao tema proposto VIVER EM ARCOS; estrutura do gênero; grau literário; clareza no desenvolvimento das ideias e respeito aos Direitos Humanos. Cada membro do júri técnico recebe um envelope fechado, separado por categoria, contendo a produção literária somente com título, o texto e o pseudônimo. Não é de conhecimento do júri técnico o nome do autor nem a escola da qual faz parte.

VII – PREMIAÇÃO

Serão premiados os trabalhos classificados, por ordem de mérito, atribuindo os seguintes prémios a cada categoria:

1º lugar- troféu de honra ao mérito, certificado de participação, publicação do texto ou imagem em livro (físico ou virtual).

 2º lugar – medalha de honra ao mérito, certificado de participação, publicação do texto ou imagem em livro (físico ou virtual).

3º lugar - medalha de honra ao mérito, certificado de participação, publicação do texto ou imagem em livro (físico ou virtual).

VIII - DISPOSIÇÕES FINAIS: Os casos omissos serão decididos pelos Membros da ALARC.

 

IMPORTANTE: Este Concurso literário faz parte do PLANO DE TRABALHO DA ALARC (2023-2024), que tem como apoio a Câmara Municipal de Arcos e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da cidade de Arcos. (Emenda Impositiva)

 

Arcos, 14 de maio de 2024.

 

PRESIDENTE DA ALARC – Rosana Cristina Ferreira Silva

 

 Anexos

  

 

ANEXO I – UM POUCO SOBRE OS GÊNEROS DISCURSIVOS

 

CAUSO: gênero discursivo que apresenta fatos reais ou fictícios em suas histórias, contadas de forma engraçada, com objetivo lúdico. São conhecidos como causos populares e podem trabalhar a sonoridade das palavras que já fazem parte do folclore brasileiro ou local.

 

MEMÓRIAS: gênero da literatura em que o narrador conta fatos da sua vida, com histórias verídicas, misturadas ao fazer poético, mostrando fatos pessoais, mas que, de certa forma, podem ser coletivos devido à questão histórica, por exemplo.

 

POEMA: gênero textual literário que tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos de quem escreve. A estrutura básica de um poema contém versos, estrofes, rimas e ritmo. As rimas não são obrigatórias.

 

 

 

 

ANEXO II - FICHA DE INSCRIÇÃO - ESCOLA

4º CONCURSO LITERÁRIO DA ALARC: FOTO, DESENHO, POESIA, MEMÓRIAS e CAUSO ARCOENSE – 2024

 

Tema: VIVER EM ARCOS

Nome completo:______________________________________________

Data de nascimento: ___ / ___ / ______

E-mail: ___________________________________

Telefones: _______________________

Endereço completo: _______________________________________________________

Categoria: _______________________________________________________________

Título da produção literária: __________________________________________________

Pseudônimo: _____________________________________________________________

Escola: _________________________________________________________________

Professor/coordenador: ____________________________________________________

Gênero textual: (   ) desenho       (   ) poesia    (   ) memórias

 

Declaração de permissão de uso de imagem e produção literária

À ALARC – ACADEMIA DE LETRAS DE ARCOS

Eu, _____________________________________________________, portador(a) de cédula de identidade nº _____________________ e CPF nº _______________________, domiciliado e residente à_____________________________________________, nº ______ bairro _____________________, na cidade de Arcos, Minas/MG, na qualidade de responsável do proponente, autorizo divulgação e reprodução pela composição participante do 4º Concurso Literário da Alarc – Viver em Arcos, bem como a gravação de imagem em vídeo ou fotografia relativa à participação no projeto podendo estas serem veiculadas em qualquer meio de comunicação para fins didáticos, de pesquisa e divulgação de conhecimento científico e/ou artístico, sem qualquer ônus e restrições. Fica autorizada, de livre e espontânea vontade, para os mesmos fins, a cessão de direitos da veiculação, não recebendo, portanto, qualquer tipo de remuneração das ações e trabalhos decorrentes da proposta por mim inscrita, feita pelo estudante supracitado.

Arcos, ___ / ___ / ______.

__________________________________________

Nome e assinatura do declarante responsável pelo aluno

 

 

ANEXO III - FICHA DE INSCRIÇÃO – CATEGORIA LIVRE

4º CONCURSO LITERÁRIO DA ALARC: FOTO, DESENHO, POESIA, MEMÓRIAS e CAUSO ARCOENSE – 2024

 

Tema: VIVER EM ARCOS

Nome completo:______________________________________________

Data de nascimento: ___ / ___ / ______

E-mail: ___________________________________

Telefones: _______________________

Endereço completo: _______________________________________________________

Profissão: _______________________________________________________________

Título da produção literária: __________________________________________________

Pseudônimo: _____________________________________________________________

Gênero textual: (   ) desenho       (   ) poesia    (   ) memórias

 

Declaração de permissão de uso de imagem e produção literária

À ALARC – ACADEMIA DE LETRAS DE ARCOS

Eu, _____________________________________________________, portador(a) de cédula de identidade nº _____________________ e CPF nº _______________________, domiciliado e residente à_____________________________________________, nº ______ bairro _____________________, na cidade de Arcos, Minas/MG, na qualidade de proponente, autorizo divulgação e reprodução pela composição participante do 4º Concurso Literário da Alarc – Viver em Arcos, bem como a gravação de imagem em vídeo ou fotografia relativa à participação no projeto podendo estas serem veiculadas em qualquer meio de comunicação para fins didáticos, de pesquisa e divulgação de conhecimento científico e/ou artístico, sem qualquer ônus e restrições. Fica autorizada, de livre e espontânea vontade, para os mesmos fins, a cessão de direitos da veiculação, não recebendo, portanto, qualquer tipo de remuneração das ações e trabalhos decorrentes da proposta por mim inscrita.

Arcos, ___ / ___ / ______.

__________________________________________

Nome e assinatura do declarante