Comitiva Herança de Tropeiros de Arcos chega ao Santuário de ‘Aparecida’ em São Paulo

Missão cumprida: romaria de tropeiros chega ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo

Comitiva Herança de Tropeiros de Arcos chega ao Santuário de ‘Aparecida’ em São Paulo
Comitiva Herança de Tropeiros chega ao 'Santuário de Aparecida' (foto: divulgação)'

O grupo de 10 cavaleiros/muladeiros de Arcos completa o 17º percurso ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, numa romaria a cavalo/muar.

Christiano Carvalho, líder da Comitiva Herança de Tropeiros, conta que a Romaria começou sua 17ª jornada no dia 1º de abril, chegando hoje, 11/04, a ‘Aparecida’. O Jornal CCO, novamente, acompanhou a tropeada, desde a saída até a chegada e, agora, relembra a romaria.

A saída

No final da tarde de segunda-feira, 1º de abril, a comitiva iniciou mais uma romaria. O ponto de partida foi o Parque Exposições Plácido Ribeiro Vaz, do Sindicato Rural de Arcos. Lá, onde também está sediada a comitiva, os animais e o veículo de apoio foram preparados. 

Antes da partida, os tropeiros fizeram uma oração pedindo a proteção de Nossa Senhora para a viagem e se despediram dos familiares e amigos que foram acompanhar o início de mais uma jornada de superação, fé, união e muita emoção. 

Veículo de apoio

Mais quatro pessoas acompanharam a comitiva em um caminhão: motorista, cozinheiro e dois tratadores. O caminhão de apoio também transportou, materiais, gêneros e equipamentos, além dos animais de montaria que se revezaram diariamente durante o percurso. 

O percurso

A romaria foi realizada a cavalo ou muar (burros ou mulas), com 10 animais servindo de montarias e outros 10 que viajaram embarcados no caminhão – um revezamento obrigatório.

Diariamente, eles acordavam 1 hora na madrugada e os tropeiros saiam às 3 horas para cada etapa diária, depois do descanso.

Christiano, ao avaliar a realização de mais uma romaria, disse: “Foi uma jornada tranquila e agradável, em companhia de uma turma devota à Nossa Senhora Aparecida. Na chegada, a emoção tomou conta de cada tropeiro, ao lembrar de cada momento compartilhado nesta jornada de fé e devoção à nossa ‘Mãezinha’, Padroeira dos Tropeiros”. Ele disse que, na chegada, entusiasmado um tratador, que vinha embarcado no caminhão da equipe de apoio, fez questão de chegar montado ao Santuário.

O CCO acompanhou mais esta romaria dos cavaleiros e muladeiros da Comitiva Herança dos Tropeiros, de Arcos em matérias publicadas no portal do CCO: www.jornalcco.com.br