Pessoas levadas de Arcos para Lagoa estão em suas cidades de origem

Um deles é morador de Arcos e retornou ao Município por ação do CREAS local

Pessoas levadas de Arcos para Lagoa estão em suas cidades de origem

O CCO publicou ontem, dia 19 de março, matéria relatando o que foi apurado, pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Arcos, sobre a remoção supostamente involuntária de pessoas em situação de rua levadas de Arcos para Lagoa da Prata, no dia 1º de março, em veículo do município de Arcos. 

O secretário municipal de Desenvolvimento e Integração Social, Sérgio Veloso, assumiu a reponsabilidade durante reunião do Conselho realizada dia 4 de março. Ao CCO, ele disse que desconhece a informação sobre a presença de um morador de Arcos entre pessoas levadas. Leia em: https://www.jornalcco.com.br/arcoslagoa-da-prata-erros-cometidos-no-deslocamento-de-pessoas-em-situacao-de-rua

De acordo com ofício assinado pela secretária municipal de Assistência Social de Lagoa da Prata, Amanda Lopes, em resposta ao vereador João Paulo Ferreira (de Arcos), que solicitou informações sobre providências tomadas em relação ao caso, de fato havia um morador de Arcos no grupo. 

Nesse ofício, datado em 7 de março, constam informações detalhadas que resumiremos aqui. A Prefeitura de Lagoa da Prata teve conhecimento do fato por meio de vídeos que circulavam pelas redes sociais. O Serviço de Abordagem Social acolheu as pessoas e fez as orientações; foram efetivadas ações de articulação com a rede socioassistencial e com a renda familiar e de apoio dos cidadãos, que culminou no retorno de todos os interessados aos seus municípios de origem, sendo recebidos por seus familiares.

Ainda de acordo com o referido ofício, o grupo era composto por dois cidadãos de Formiga que seguiram em veículo do Município de Lagoa pra Formiga, juntando-se aos seus familiares no dia 4 de março, sendo acompanhados por técnico de referência do CREAS de Lagoa da Prata; um cidadão da cidade de Luz, que também foi levado para sua cidade em veículo do Município de Lagoa, acompanhado de técnico do CREAS Lagoa, para se unir aos seus familiares em 4 de março; um cidadão da cidade de Arcos, que retornou a Arcos por ação do CREAS Arcos em 2 de março. Quanto ao casal de “hippies”, como estão sendo identificados, “são adultos e conscientes, com plena gestão civil, optando por permanecerem em Lagoa, hospedados em hotel, por conta própria, comercializando seus artefatos”.

A secretária de Assistência Social de Lagoa da Prata concluiu o ofício com o seguinte relato: “[...] Endentemos que buscamos cumprir o que postula a Tipificação Nacional dos Serviços Sociais, quando descreve que a abordagem social constitui-se ‘em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social’ ”.

Vereadores de Arcos acionaram Promotoria de Justiça

No dia 7 de março, os vereadores João Paulo Ferreira, Ademar Medeiros, Carlos Antônio, Ronaldo Ribeiro e Flávio Corrêa (presidente da Câmara) enviaram ofício à promotora de Justiça Juliana Vieira, relatando o corrido e solicitando a ação do Ministério Público “com vistas a tentar mitigar a discriminação sofrida por tais pessoas e com o intento de reparar os eventuais danos morais coletivos infringidos a toda a população”. 

No dia 13 de março, o CCO noticiou que a 2ª Promotoria do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) em Arcos instaurou procedimento administrativo para esclarecer sobre a existência de políticas públicas destinadas ao acompanhamento das pessoas que se encontram em situação de rua. Link: https://www.jornalcco.com.br/mpmg-requer-explicacoes-sobre-politicas-publicas-da-prefeitura-de-arcos-voltadas-aos-moradores-de-rua