Comunidade da Ilha fará feira livre de produtos no próximo sábado (06)

Uma feira livre e aberta durante o próximo sábado (06) colocará em exposição e à venda produtos locais produzidos na Comunidade da Ilha, em outros bairros de Arcos e na região

Comunidade da Ilha fará feira livre de produtos no próximo sábado (06)

A feira “Mãos que transformam” é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Comunitário da Ilha, presidido atualmente por Cleusair Borges da Silva Santos. É ela quem conta como surgiu a proposta do evento.

A presidente diz que é a primeira vez que a feira está sendo realizada na Comunidade da Ilha e foi uma iniciativa assumida pelo moradores, a partir das reuniões regulares do Conselho Comunitário da Ilha. 

A feira será realizada na sede do Centro Comunitário e iniciará às 8 horas, se prolongando ao longo de todo o próximo sábado, 06 de maio, até as 17 horas.


Café compartilhado

Ela explica que durante o evento, cada participante levará algum tipo de quitanda, suco, café, chá e partilhará com todos que por ali passarem e se interessarem. 


Participação

Cleusair informa que não há limite de participantes. “Quem desejar participar traga o que produz. Haverá espaço. O ambiente é amplo e convidamos diversas pessoas”. 

Ela diz que os moradores da Ilha, Paus Secos, Boa Vista, Caixetas e Barra do Melo trarão  artesanatos, quitandas, bombons, bolos no pote, doces em compota, bordados com fitas, bordados ‘ponto cruz’, bonecas de pano e o que mais produzem. 

Além deles, Elmir de Lagoa da Prata trazendo suas geleias de pimenta; Bruna de Japaraíba trará queijos, requeijões e iogurtes; Dona Sebastiana Borges (Arcos) mostrará crochês e tapeçaria; e Dona Helena do bairro Gameleira (Arcos) trará seus trabalhos em crochê e bordado, além dos doces. 

“O objetivo do evento é dar oportunidade de todos que queiram mostrar seus trabalhos, vender no momento da feira ou pegar encomendas” – afirma a presidente.


Conselho de Desenvolvimento Comunitário da Ilha

Cleusair diz que a o Conselho de Desenvolvimento Comunitário da Ilha foi fundado e registrado em 1980.  

Ela conta: “O conselho foi criado exatamente para buscar melhorias para a comunidade e nesses vários anos que funciona. Já conseguimos inúmeros benefícios para a comunidade”. Ela relaciona a construção do posto de saúde, da sede da entidade (incluindo a compra do terreno, escritura etc). É o local onde, segundo ela, a comunidade realiza suas reuniões, festas de aniversário, casamentos, festa junina e outros eventos, tais como: ‘Noite Mineira’ e ‘Noite Italiana’, entre outros.

Cleusair continua, relatando que o Conselho já viabilizou mais de 20 cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) voltados ao crescimento da comunidade, oportunizando conhecimento profissional e chance de trabalho para muitos moradores da Ilha. Como exemplos, ela cita os cursos de: pedreiro, derivados do leite, doces, cestaria, pintura em tecidos, defumados e embutidos (carnes), eletricista, pequeno empreendedor, conservas (pimenta, frutas, etc), quitandas, bordado, tricô e crochê

“Foi pensando em divulgar todo esse potencial e dar mais oportunidades de crescimento a todos que pensamos na “Mãos que transformam” e, de forma solidária, estendemos essa oportunidade além da Ilha”.

Para quem desejar mais informações, Cleusair Santos coloca seus telefones de contato:

(37) 3539-8044 e (37) 99911-5206.