Confraria dos Surdos em Arcos: conquistas para associados, com participação ativa da sociedade 

Confraria dos Surdos em Arcos: conquistas para associados, com participação ativa da sociedade 
Foto: Divulgação

A Confraria de Surdos, sediada em Arcos, recebeu seus associados e os alunos do curso we Libras - Básico 1 para finalizarem as atividades de 2023. O encontro foi realizado no dia 14 de dezembro, no auditório do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais).

Segundo a coordenadora da Confraria, Paula Sandra Goulart, neste ano, “graças à emenda parlamentar da deputada federal Greyce Elias e da empresa Cimento Nacional, foram desenvolvidos inúmeros projetos”. Veja dois deles:

Alunos do curso de Libras

Dignidade para os surdos

Projeto contemplado por meio do edital da Cimento Nacional, que financiou o Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais Básico 1, para 20 alunos, das mais variadas profissões e idades. Paula destaca que não se aprende uma língua em 80 horas e que esses alunos se identificaram e se desenvolveram muito no aprendizado da Libras. “São professores, assistentes sociais, psicólogos, guardas penitenciários, servidores do Ministério Público, da APAC/ARCOS, da Santa Casa e do comércio local, além de crianças que deram um show de empatia, esforço e dedicação”, relata.  

Obviamente, o domínio da língua brasileira de sinais por funcionários de órgãos públicos e privados, nos mais diversos setores, é essencial para a comunicação com os surdos. Trata-se de inclusão.
 
Curso de Noções Básicas de Informática

Os associados inscritos para o curso Noções Básicas de Informática, ministrado no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) pela professora Suelem Corrêa, custeado pela emenda parlamentar da deputada federal Greyce Elias, também receberam seus certificados.

Paula Sandra agradece à deputada e à Cimento Nacional pelo apoio à causa. Na oportunidade, convida outras empresas a participarem. “Convidamos outras empresas a fazerem o mesmo”, ou seja, a se tornarem parceiras.