Consumidores têm dificuldade de encontrar sapatos de tamanhos especiais em Arcos

Consumidores têm dificuldade de encontrar sapatos de tamanhos especiais em Arcos

Pessoas que calçam números maiores ou menores que os convencionais têm dificuldades para encontrar opções e modelos diferentes. Segundo a empresária Maria Lúcia Costa Leme, as numerações mais vendidas na loja dela estão entre os números 35 e 37, para os calçados femininos, e 39 e 40 para os masculinos.
Segundo Maria Lúcia, apesar desses serem os tamanhos mais comuns, as numerações são abrangentes, indo do 33 ao 41 para as mulheres, e do 37 ao 45 para os homens, em se tratando de calçados adultos. A empresária ressalta ainda que os clientes interessados em calçados de números “especiais” podem fazer pedidos diretamente na loja. 
Questionada sobre os preços dos tamanhos especiais, a empresária diz que variam de acordo com a marca. “Dependerá da marca. Para as marcas especializadas em numerações especiais, o preço do calçado é o mesmo, independente da numeração. No entanto, algumas marcas que não trabalham com o foco nesse tipo de calçado, elas normalmente cobram mais caro sim”, informa.
Maria Lúcia diz ainda que poucas marcas disponibilizam calçados em números especiais. “São mais as marcas exclusivas nesse segmento de fabricação de calçado de numeração especial”, afirma.
A gerente de combustíveis Drielly Cristine Reis é uma entre os consumidores arcoenses que não conseguem achar o que querem, por calçar 34. “As vendedoras sempre dizem que as lojas só compram dois exemplares do meu número, então tem que ter sorte pra achar. Se não consigo, tenho que comprar um número maior. Acho que tínhamos que ter mais opções para comprar.”
A aposentada Isaura Antônia, 68 anos, também tem dificuldade para comprar sapato e diz que não consegue comprar o que deseja. “Às vezes até serve no tamanho, mas fica apertado na largura. Tem que ser mais proporcional! Se os pés são grandes, subentende-se que possam ser mais gordinhos”, comenta.
Outra opção para quem calça números especiais é a compra pela internet. Existem sites de marcas especializadas em sapatos especiais e em alguns deles podem ser encontrados tamanhos adultos femininos que variam do 32 ao 44; e masculinos, do 33 ao 48.

Confira a tabela de conversão de numeração de calçados para facilitar nas compras pela internet, nos casos de sapatos importados.  Um mulher que calça 36 no Brasil, por exemplo, deverá comprar um sapato número 38 na Europa.

Matéria publicada no jornal CCO edição de  03 de fevereiro de 2013