Corpus Christi em Arcos, mais do que um feriado uma celebração da fé

Corpus Christi em Arcos terá celebrações nas cinco paróquias: missas solenes, ornamentação de ruas e procissões. Confira a programação das celebrações.

Corpus Christi em Arcos, mais do que um feriado uma celebração da fé
Foto: Vatican News

Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” e corresponde à instituição da Eucaristia e por isso, independentemente da data, é sempre comemorado em uma quinta-feira, pois neste dia da semana, aconteceu a Ceia de Jesus Cristo com seus discípulos, antes de Sua Paixão, Morte e Ressureição. Na ceia, ao partir o pão, Ele disse: “Tomai e comei isto é o meu corpo”.

A festa que celebra o Corpo de Cristo acontece 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na primeira quinta-feira após o domingo que celebra a Santíssima Trindade. Corpus Christi faz parte do calendário católico desde o século XIII. 

Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Durante a festa, são celebradas missas solenes e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão.


Tradição da ornamentação

A tradição de enfeitar as ruas iniciou-se em Portugal e, de lá, veio ao Brasil, principalmente para as cidades históricas mineiras, tais como: Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey, entre outras. 

A procissão pelas vias públicas, é recomendada pela Igreja Católica, para testemunhar a adoração e a veneração da Santíssima Eucaristia.

Nas cinco paróquias de Arcos, haverá missas festivas, enfeites nas ruas e procissões que fazem parte da ritualística do dia de Corpus Christi. Confira a programação de cada paróquia.

Tapetes: ornamentação para a procissão Paróquia de Santa Rita (2022), quando ainda era região pastoral


Programação das paróquias arcoenses


Paróquia São Cristóvão (8 horas)

A celebração terá início às 8 horas na quadra do bairro Planalto, seguindo em procissão até a igreja Matriz de São Cristóvão, passando pela Azor Vieira, Vereador Luís Teixeira, José Rodrigues Lopes e Francisco Alves.


Paróquia Nossa Senhora do Carmo (8h30)

A celebração da missa e procissão acontecerá na Igreja Matriz da Nossa Senhora do Carmo, a partir das 8h30min. A procissão seguirá o seguinte itinerário: rua Getúlio Vargas, rua São Geraldo, rua Jarbas Ferreira Pires, retornando à igreja da Matriz.


Paróquia Santo Antônio (9 horas)

A missa será celebrada na igreja Matriz de Santo Antônio, seguida de procissão, passando pela av. Marciana Rita de Souza, av. Moacir Dias de Carvalho, rua D. Mariazinha e av. Nossa Senhora do Carmo.


Paróquia Nossa Senhora do Rosário (9 horas)

A celebração Eucarística Solene será seguida da procissão com o Santíssimo, passando pela av. Governador Valadares, rua Capitão José Apolinário, rua dos Expedicionários e rua do Rosário, até a igreja.


Paróquia Santa Rita de Cássia (19 horas)

A celebração será às 19 horas, seguida da procissão que passará pela praça Sinhô Berto, rua dos Flaboiants, rua dos Timbiras, rua das Amazonas, rua dos Tupis, retornando à igreja. 

A Pastoral de Comunicação (PASCOM) da paróquia Santa Rita informa que a ornamentação nas ruas por onde passará a procissão será instalada a partir das 13 horas e que toda ajuda será bem-vinda. Segundo a PASCOM, é ideal que os interessados tragam os materiais para a montagem, tipo: serragem colorida, pétalas de flores, pó de café, casca de ovo, cal e papel pardo. Informações adicionais poderão ser obtidas através de contato pelo Facebook: https://www.facebook.com/paroquiasantaritaarcosmg ou pelo Instagram: https://www.instagram.com/paroquiasantaritaarcosmg/ 

A Pascom informa que, após a procissão, haverá caldo de feijão para ser adquirido pelos interessados.