Descarte inadequado de lixo no centro comercial de Arcos

Vereadora menciona a sujeira das vias públicas e pede fiscalização rigorosa

Mai 7, 2025 - 16:12
Mai 7, 2025 - 16:30
 0
Descarte inadequado de lixo no centro comercial de Arcos


A vereadora Leslie Silva solicita ao prefeito, em Requerimento aprovado na reunião de segunda-feira, dia 5 de maio, que seja desenvolvido “um trabalho de fiscalização rigorosa em todos os estabelecimentos comerciais de Arcos, por meio das secretarias competentes e do Setor de Posturas do Município, visando avaliar o descarte irregular de resíduos e lixos”.

Leslie observa que o descarte incorreto resulta em sujeira nas vias públicas e gera transtornos, principalmente para os funcionários responsáveis pelo recolhimento.  

Ainda na correspondência, enfatiza a necessidade de um trabalho de fiscalização e orientação aos comerciantes quanto à forma correta de descartar os lixos, além da realização de campanhas educativas e eventuais autuações, caso haja necessidade.  

Durante a reunião, a vereadora relatou que presenciou funcionários de estabelecimento comercial da cidade descartando carne e restos de alimentos no meio da rua, momento em que vários cães se aproximaram. Leslie falou, também, da falta de lixeiras na cidade.  

Nesse contexto, o vereador João Paulo Ferreira acrescentou que tem observado, nas duas avenidas e ruas centrais de Arcos, onde é área comercial, que o caminhão faz o recolhimento entre 17h30 e 18h; no entanto, em alguns estabelecimentos o lixo é colocado na calçada no final do expediente, depois das 18h. “A Administração Municipal precisa avaliar esse horário”, comentou, sugerindo, também, o diálogo com os comerciantes. 

Coleta Seletiva permanece suspensa

Os dois vereadores comentaram sobre a falta de coleta seletiva no Município. “A Administração Municipal precisa acelerar o retorno da coleta seletiva”, acrescentou Joãozinho.

O serviço foi suspenso na atual Administração. A notícia foi dada em janeiro, pelo prefeito e secretário de Meio Ambiente. Para que a equipe de 10 recicladores dê sequência ao trabalho, é necessário caminhão adequado para a coleta na cidade e melhor estrutura no ambiente de trabalho: um galpão maior para armazenamento, prensas adequadas, trituradores (de vidro e borracha) e mais pessoal.  O secretário Evandro Siqueira comentou, também, sobre a necessidade de uma assessoria para organização do trabalho, tendo em vista melhores resultados. Durante coletiva de imprensa no aterro sanitário, dia 17 de janeiro, foi relatado que não foram previstos recursos no orçamento feito em 2024, para 2025, que possam ser utilizados para esses investimentos.  

Leia em: https://www.jornalcco.com.br/coleta-de-reciclaveis-em-arcos-esta-suspensa-temporariamente-13425

Sacos de lixo na rua

No final da tarde de terça-feira, 06, o CCO verificou, na “Getúlio Vargas”, sacos de lixo amontados na rua – e não em um canto da calçada. Com isso, veículos passam por cima de alguns e o lixo fica espalhado. Isso também prejudica os condutores, porque, em alguns casos, os sacos de lixo são colocados em locais de estacionamento. Em vários outros estabelecimentos comerciais, a situação é a mesma.