Educação (2023): Arcos à frente de cidades como Divinópolis e Uberlândia
Pains, Formiga, Luz, Campo Belo e Bom Despacho são alguns dos Municípios que ficaram à frente de Arcos

As informações são da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que desde 2008 divulga o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), tendo como base os dados oficiais dos Municípios.
O objetivo do estudo é acompanhar o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros nas áreas: Emprego & Renda, Saúde e Educação.
Neste ano de 2025, a divulgação tem como base o ano 2023, ou seja, trata-se da Edição de 2025, com informações referentes ao ano 2023.
Educação
Nesta terceira matéria da série, a abordagem é quanto ao indicador Educação. Arcos apresentou, no Ano-Base 2023, o Índice 0,7591, legendado como “Desenvolvimento Moderado”.
No ranking nacional, ficou na 874ª posição (considerando 5.496 municípios do país). No ranking estadual, na 83ª classificação, destacando-se à frente de cidades com maiores números de habitantes como Divinópolis, Uberlândia, Varginha, Poços de Caldas, Nova Serrana, Lagoa da Prata, Lavras, dentre outras. Também ficou à frente de cidades com menores números de habitantes como Bambuí, Oliveira (que tem número de habitantes aproximado ao de Arcos), Piumhí, Santo Antônio do Monte e Japaraíba.
À frente de Arcos
Já à frente de Arcos, também nesse indicador Educação, aparecem Alfenas, Pará de Minas, Campo Belo, Formiga, Bom Despacho (que têm mais habitantes que Arcos), assim como Pains, Carmo do Cajuru e Luz (com menores números de habitantes), dentre outras cidades.
Destaque para Pains, que tem 8.148 habitantes (Censo 2022), ficando na posição 52ª.
Evolução Anual na Educação – Ano-Base 2013 até Ano-Base 2023
Ao considerar os dados desse histórico apresentado no mesmo estudo, no Indicador Educação verifica-se que Arcos apresentou o pior índice em 2013. Foi aumentando aos poucos, apresentando avanço em 2018, mas caindo em 2019. Em 2020 o índice aumentou novamente, retrocedendo em 2021 e progredindo em 2022 e 2023, quando apresentou o melhor resultado.
Print de gráfico da Firjan
O que é avaliado?
Ainda de acordo com a divulgação feita no site da Firjan, o IFDM Educação avalia tanto a oferta quanto a qualidade da educação básica em escolas públicas e privadas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Percentual de crianças de até três anos matriculadas em creches, adequação da formação dos professores que lecionam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, oferta de educação em tempo integral, taxas de abandono escolar e de distorção idade-série, além do desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental são as variáveis consideradas no indicador.
A Firjan relata, em seu site, que a nova estrutura de metodologia da pesquisa “inclui indicadores que extrapolam a gestão municipal, considerando que o desenvolvimento local depende da ação conjunta das três esferas de governo”. Também informa que os dados analisados “são obtidos exclusivamente de fontes oficiais, possuem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional”.
A Posição do Município de Arcos no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), na classificação nacional Geral, foi a 448ª, tendo ficado em 36º lugar no estado de Minas Gerais. Nesse índice geral, Arcos apresentou Desenvolvimento Moderado.
O CCO já publicou duas matérias específicas sobre a classificação geral e o indicador Saúde, com mais detalhes, que podem ser lidas nos links:
https://www.jornalcco.com.br/arcos-apresenta-desenvolvimento-moderado-segundo-a-firjan
https://www.jornalcco.com.br/cidades-da-regiao-como-iguatama-e-formiga-ficaram-a-frente-de-arcos-no-indicador-de-saude .
Confira também no link: