Encontro de Muladeiros de 2023 em Arcos tem previsão de 150 a 200 participantes

Neste ano, a confraternização estará aberta ao público desde a sexta-feira, 29, no Parque de Exposições de Arcos

Encontro de Muladeiros de 2023 em Arcos tem previsão de 150 a 200 participantes

Chave de ouro: oração das comitivas à N. S. Aparecida pelas graças e pelo encontro de 2022

No próximo final de semana, dias 29 e 30 de setembro, a cidade receberá o IV Encontro de Muladeiros de Arcos, no Parque de Exposições Plácido Ribeiro Vaz do Sindicato Rural de Arcos, que promovido pela Comitiva Tradição de Tropeiros.


Recepção

Segundo Christiano Carvalho, um dos organizadores do evento, a previsão é de 150 a 200 participantes. “Acredito que, a partir das 16 horas, a exemplo do ano passado, os muladeiros comecem a chegar ao Parque de Exposições e a partir daí, já haverá música ao vivo, comida e bebida gelada para confraternizar. Todos os arcoenses estão convidados para a sexta-feira (29) e o sábado (30)” – diz Christiano, esclarecendo que é um evento aberto a todas as idades, para as famílias arcoenses.

Já estão confirmados comitivas e muladeiros de: Itaúna, Lavras, Formiga,  Santo Antônio do Monte, Serra da Saudade, Iguatama, Bambuí, Campos Altos, Nova Serrana, Divinópolis, Piumhi e Medeiros. Segundo Christiano, são aguardadas outras confirmações.

Recepção aos vistitantes em 2022


Somente para muares

A organização esclarece que só serão permitidos muares: “Nossos amigos da comitiva Herança de Tropeiros que sempre estão junto com a gente, mas que não andam em muares estão convidados para o evento, mas venham de carro ou moto etc. Cavalos e éguas são proibidos”.


Percurso

No sábado, 30/09, a partir das 10 horas a tropeada sairá do Parque de Exposições, seguindo por um trecho em estrada de chão, atendendo o pedido dos muladeiros, feito este percurso, as comitivas entrarão na cidade pela rua Felisbina Ferreira Vieira, rua São Geraldo, rua Getúlio Vargas, avenida Governador Valadares, rua Joaquim Murtinho, avenida Magalhães Pinto e retorno ao Parque de Exposições. No retorno ao Parque de Exposições, previsto para as 13 horas,mais música ao vivo e serviço de bar o dia todo.

Segundo Christiano, a Herança de Tropeiros será responsável por toda a organização e execução do Encontro, trabalahndo com aproximadamente  40, além dos 25 muladeiros da comitiva arcoense. Ele agradece o apoio do Sindicato Rural de Arcos, que está sendo fundamental para a realização do evento, assim com à Polícia Militar, que acompanhará todo o encontro, especialmente o percurso.