Escola ‘Berenice' em Arcos oferece curso de manutenção de máquinas industriais

Escola ‘Berenice' em Arcos oferece curso de manutenção de máquinas industriais
Crédito da imagem: Agência Minas de Notícias

O Governo de Minas oferece formação técnica integrada ao ensino médio em parceria com o Senai. A oferta é feita por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), iniciando nova fase na educação profissional no estado. Integrando o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) à formação técnica, o Trilhas de Futuro nas Escolas promove uma educação conectada às demandas do mercado de trabalho.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Minas Gerais, a iniciativa beneficiará, em 2025, 9,6 mil estudantes de 155 escolas estaduais, distribuídas em 37 municípios.

Público-alvo e inscrições

O programa é destinado a estudantes que iniciarão, em 2025, o 1º ano do ensino médio em escolas de EMTI. As inscrições deverão ser feitas por meio do Cadastro Escolar 2025, disponível neste link: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/. Os interessados que ainda não garantiram suas vagas terão uma nova oportunidade com a abertura das vagas remanescentes, entre os dias 21/1 e 5/2. Para consultar as escolas e cursos, clique aqui: https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Trilhas-de-Futuro-nas-Escolas-Final-1.pdf. Veja que, em Arcos, o curso de Manutenção de Máquinas Industriais é oferecido na escola estadual “Dona Berenice de Magalhães Pinto”.

Qualificação técnica

O Trilhas de Futuro nas Escolas oferece nove cursos de alta complexidade, promovendo a integração curricular durante os três anos do ensino médio, envolvendo formação geral básica, formação técnica específica e o projeto de vida dos estudantes.

Os cursos abrangem áreas estratégicas como Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem, todas essenciais para o crescimento econômico de Minas Gerais.

Segundo a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho, o modelo é um diferencial para os jovens tanto na sua trajetória acadêmica quanto profissional.  “Os cursos técnicos oferecidos pelo programa são estratégicos para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, além de apresentarem um alto potencial de empregabilidade para os jovens. Com essa formação, ao concluírem o ensino médio, os estudantes já terão também uma profissão para que ingressem no mercado de trabalho”, afirma Andréa.

Parceria com o Senai

Uma das principais características do Trilhas de Futuro nas Escolas é a integração entre as escolas estaduais e as instituições técnicas contratadas pela SEE/MG. Em 2025, o Senai/MG, reconhecido por sua excelência em educação profissional, será responsável pela formação técnica.

As escolas estaduais serão responsáveis pelas aulas da Formação Geral Básica (FGB), enquanto o Senai assumirá a parte técnica, que inclui as atividades práticas a serem realizadas em seus laboratórios modernos.

Segundo o gerente de Educação e Tecnologia do Senai Minas, Ricardo Aloysio e Silva, nos últimos quatro anos a instituição investiu cerca de R$ 190 milhões no estado, em máquinas, equipamentos e tecnologias, refletindo o compromisso com a formação prática e de qualidade.

“Vamos oferecer aos alunos o que temos de melhor nos laboratórios. Junto a isso, oferecemos também uma metodologia própria, desenvolvida durante 30 anos, onde conseguimos maximizar esse aprendizado dos equipamentos, trazendo para a vida real dos alunos. Nossas disciplinas e práticas foram construídas em alinhamento com as indústrias”, pontua.

O Senai também será responsável por aspectos logísticos importantes, como transporte e alimentação dos estudantes durante as atividades práticas. Essa estrutura integrada facilita o acesso ao programa e garante que os participantes recebam uma formação de alta qualidade, alinhada às demandas do setor produtivo.

Informações da Agência Brasil de Notícias – publicação na data de hoje, 16/01/25.