Falta de iluminação: ‘[...] uma covardia, um descaso com a população de Arcos, várias ruas no escuro [...]’ – diz vereador

Falta de iluminação: ‘[...] uma covardia, um descaso com a população de Arcos, várias ruas no escuro [...]’ – diz vereador

O vereador Flávio Correia da Silva falou, em reunião ordinária realizada no último dia 20 de novembro, sobre um problema que também já foi relatado no Jornal CCO, no espaço Bairros de Arcos:  falhas na iluminação pública. 
Flávio foi buscar informações no setor do Município que é responsável pela prestação de serviços nessa área e foi informado sobre a falta de lâmpadas de led. 
“Acho que é uma vergonha para a população de Arcos, pagando taxa de iluminação pública, não ter assistência, não ter uma iluminação na rua. É questão de segurança!”, enfatizou.
O vereador foi informado, por um responsável pelo Setor, que não foi realizada a licitação para a compra. “Infelizmente, não licitou as lâmpadas até hoje [dia 20 de novembro]. Só tem daquela lâmpada amarela”. Ele relatou que em alguns pontos da cidade onde as lâmpadas são amarelas, o serviço está sendo feito. “O resto, não foi licitado, não foi comprado. Então, eles não estão tendo suporte direito para fazer esse tipo de trabalho”, disse, referindo-se ao Setor responsável pela troca.
Flávio lembrou que a Câmara não aprovou a liberação de recursos financeiros para decoração e iluminação de Natal em Arcos. “Porque a cidade está no escuro”, justificou e acrescentou que várias pessoas estão ligando para ele. “Acho uma covardia, um descaso com a população de Arcos, várias ruas no escuro e não ter uma lâmpada para trocar”.
Carlos Antônio da Silva (Carlinhos) também criticou o Governo Municipal por esse fato. “Iluminação que está pagando e não tem. É uma vergonha, as pessoas te procurarem pra dizer que não tem nenhuma iluminação na rua, porque elas pagam pela iluminação”. Também segundo Carlinhos, os responsáveis dizem que não foi realizada a licitação.


Quais as causas do problema e o que está sendo feito para resolvê-lo? 

Problemas de iluminação pública também já haviam sido relatados ao CCO em nossas visitas frequentes aos bairros. Recentemente, as queixas foram de moradores do Califórnia  - link: https://www.jornalcco.com.br/moradora-do-california-reclama-da-iluminacao-falta-de-limpeza-de-lotes-e-da-area-publica e do Eldorado - link: https://www.jornalcco.com.br/moradores-gostam-do-eldorado-mas-falta-de-agua-e-iluminacao-publica-sao-problemas
No dia 28 de novembro, o CCO enviou perguntas ao Governo Municipal, com a finalidade de entender a causa do problema. Perguntamos o motivo da demora em atender às demandas da população em relação a esse serviço básico; se estão faltando equipamentos, materiais e até mesmo servidores; se o problema é relacionado a licitação; enfim, quais são as justificativas? Também perguntamos se estão sendo adotadas providências para regularizar a situação; quantas solicitações estão registradas no setor, atualmente; e, por fim, qual é o setor responsável e o número do telefone, para que as pessoas saibam onde recorrer quando precisarem. Assim que recebermos as respostas, iremos atualizar esta postagem.

Lícitação
Na tarde de hoje (6 de dezembro), o CCO telefonou para o Departamento de Licitações da Prefeitura. Uma servidora nos informou que o Processo Licitatório que engloba a compra de lâmpadas, de número 465/2023, teve início em 20 de novembro, com 43 lotes (itens) de materiais elétricos, não apenas lâmpadas. Segundo a servidora, os motivos da demora são os seguintes: houve 44 propostas e duas empresas entraram com recurso. Portanto, o Processo Licitatório está em fase recursal, havendo necessidade de respeitar todos os trâmites legais.