Fernanda Ferreira fala sobre carreira, gravação de CD e inspiração

A arcoense de 15 anos aprendeu sozinha a tocar violão e viola caipira. Fernanda Ferreira gravou um CD com 12 faixas de músicas de artistas que a inspiram, a exemplo de Paula Fernandes

Fernanda Ferreira fala sobre  carreira, gravação de CD e inspiração
Com 15 anos, ela acaba de gravar um CD com 12 faixas de artistas que são a inspiração dela

A estudante Fernanda Ferreira, de 15 anos, é filha do casal de empresários Valquíria e Jésus Ferreira. Fernanda divide seu tempo entre os estudos no 2º ano do ensino médio, ensaios e shows que faz em Arcos e região. A jovem arcoense acaba de gravar um CD com 12 faixas de artistas que são a inspiração dela.

Segundo Fernanda, que toca violão e viola caipira, ela aprendeu a tocar os instrumentos sozinhas, vendo outras pessoas tocando. “Na verdade surgiu do nada, eu sou autodidata, meu ouvido é muito generoso comigo, e nunca fiz aula. Eu sempre olhava as pessoas tocarem e achava lindo. Na minha casa havia um violão bem simples; então, quando via alguém tocar nos lugares, eu chegava em casa, pegava o violão e tirava o mesmo som, de um jeito meio desajeitado. Fui aperfeiçoando com o tempo. Enfim, um dia, cantando bem baixinho pra acompanhar o violão, eu cheguei perto da minha mãe e, morrendo de vergonha, pedi a ela que ouvisse. Aí ela falava: ‘canta de novo, de novo’ (...) e eu estou cantando até hoje”, conta, entre  risos. Atualmente, Fernanda faz aula de canto e tem acompanhamento de uma fonoaudióloga, para aperfeiçoar a voz.

A cantora, que é fã do estilo sertanejo, tem se apresentado em bares, casas de shows e outros eventos, e acaba se arriscando em outros estilos musicais. “Meu estilo é sertanejo, mas nos shows acaba que a gente toca de tudo um pouco pra agradar o público e diversificar”, explica e cita alguns de seus cantores prediletos: Almir Sater, Zezé de Camargo e Luciano, Sérgio Reis, Victor e Leo, Tião Carreiro e Pardinho. 


Gratidão 

Fernanda fala também sobre o apoio que tem recebido dos arcoenses e principalmente da família. “Tem sido ótimo, graças a Deus, onde eu chego as pessoas conhecem a Fernanda Ferreira, elogiam, e isso me deixa muito feliz. Minha família também me apoia muito; mas meus pais, posso dizer que não tem comparação. Eles são meus companheiros de todas horas”, comenta.

Ainda de acordo com a cantora, para 2013 os projetos são de muitos shows em Arcos e região e a divulgação do CD. Ela conta que já deu entrevistas para vários programas regionais de tv  e também para a Rede Record. 


Matéria publicada no jornal CCO, edição de 17 de fevereiro de 2013