Família separada há 26 anos se comunica através das ondas da Rádio Cidade

Gilvaneide Lima Peixoto fala com irmãos a milhares de quilômetros de Arcos. Contato só foi possível graças ao site da emissora

Família separada há 26 anos se comunica através das ondas da Rádio Cidade

Parece uma história de novela ou ficção, mas a história de Gilvaneide de Lima Peixoto emocionou milhares de ouvintes de Rádio Cidade nesta semana. Ela não falava com os irmãos há 26 anos. E ficou por conta da emissora de rádio arcoense proporcionar este momento de emoção a uma família nordestina que aguarda ansiosa o momento do reencontro.

Gilvaneide Peixoto, 42 anos, é conhecida em Arcos por distribuir panfletos de um supermercado da cidade e pelo bom humor que é marca registrada por onde passa. Ela mora em Arcos há oito anos com os três filhos. Natural de Campina Grande, na Paraíba, a nordestina saiu de sua terra natal ainda jovem, com 16 anos.

Morou em São Paulo, em Belo Horizonte e em outras cidades, perdendo o contato com toda a família.

Com o dinheiro que conseguiu economizar ao longo de anos, ela comprou um microcomputador, equipou-o com internet e navegou em seu sonho.

Foram efetuadas buscas em sites da Receita Federal, Caixa, Prefeituras, hospitais, delegacias e até em cemitérios, até então, sem sucesso.

Certo dia, trabalhando na construção de sua casa e ajudando o pedreiro no trabalho braçal, Neide fez uma gravação em áudio e vídeo e postou no “You Tube”, site de vídeos de maior acessos na internet. Um de seus sobrinhos, que mora em Belém, no Pará, fazendo pesquisas no site com o intuito de encontrar Neide, percebeu as semelhanças e os fatos narrados por ela.

No vídeo, a paraibana contou sua história e disse que morava na cidade de Arcos. Foi então que o sobrinho resolveu pesquisar a palavra Arcos na internet e encontrou o site da Rádio Cidade. No início da manhã seguinte, o locutor Marco Antônio recebeu a ligação de Wilton Peixoto, irmão de Neide, relatando a história. “Foi algo inusitado durante a programação. Levamos ao ar com a real intenção de encontrar a Neide, mesmo sem saber se ela realmente morava em Arcos. Acho que a fé dessa família está unido-a novamente”, testemunhou o locutor.

Uma das vizinhas de Neide, ouvinte assídua da Rádio Cidade, imediatamente associou a história. Foi logo ligando na emissora e comunicando que conhecia a pessoa e a história mencionada.

A Rádio Cidade, por meio de informações, soube que Gilvaneide estava no hospital, trabalhando como cuidadora de uma idosa. Então foi feito o contato e o tão esperado momento estava marcado.

No programa ‘Notícias da Nossa Cidade’ – 2ª edição, às 17h30, Neide contou a história da sua vida. O telefone tocou e do outro lado da linha, seu irmão Wilton. 

No mesmo instante, a nordestina não se conteve em lágrimas. Faltaram-lhe palavras para descrever o momento. Durante uma hora e meia,  a emoção tomou conta do estúdio da Rádio Cidade.

Assim que o primeiro irmão encerrou a ligação, os outros já sabiam e foram ligando um a um: do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraíba. Ninguém perdeu a oportunidade de falar, ao vivo, novamente com a irmã, desaparecida há 26 anos. 

“Naquele momento eu parecia estar nas nuvens, flutuando. Nunca mais vou esquecer este dia. Até agora não tenho palavras para descrever os meus sentimentos. Só sei que tudo de bom passou pela minha cabeça”, rememora Neide, dois dias depois do primeiro contato com a família após longos anos.

“A Rádio Cidade foi o ponto principal para esta minha conquista. Nem no programa do Gugu eu vi uma pessoa conseguir falar, ao vivo, com tantos familiares de uma vez. A audiência de vocês é uma coisa impressionante, pois por onde ando as pessoas comentam que ouviu. As pessoas nem imaginam a força da rádio. Hoje todos os meus irmãos divulgam o nome da cidade de Arcos onde moram e recomendam ouvir a Rádio Cidade pela internet”.

Depois do encontro pelas ondas do rádio, os irmãos se falaram via internet. Trocaram e-mail, MSN, Orkut. Se falaram pelo celular e mandaram torpedos SMS.

Agora, a batalhadora Gilvaneide Peixoto planeja reencontrar pessoalmente a família.


Neide precisa de ajuda para o reencontro


Neide quer rever os familiares e para isso conta com o apoio de todos que se comoveram com a sua história.

Durante o programa Notícias da Nossa Cidade – 2ª edição, várias pessoas ligaram para a Rádio Cidade, emocionadas com a história da nordestina e manifestaram o interesse em ajudar. Quem tiver o interesse em colaborar com a campanha para ajudar a Neide a reencontrar a família, pode entrar em contato com ela pelos telefones 9906-8191 ou 8412-3264. Também pode procurá-la na casa dela, na rua Pains, 750, no bairro São Judas.

A Rádio Cidade, emissora que está no ar há quase 20 anos, pode ser sintonizada na frequência 1290khz ou pela internet no endereço www.radiocidadearcos.com.br.


Matéria publicada no jornal CCO, edição de 28 de fevereiro de 2010.