Fórum Civil e Fazendário recebe feira da Semana Justiça pela Paz em Casa

Fórum Civil e Fazendário recebe feira da Semana Justiça pela Paz em Casa
Diretor do Foro da Comarca de BH, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, participou do encerramento da feira de artesanato ( Crédito : Joubert Oliveira/TJMG

Como parte da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, o Fórum Civil e Fazendário recebeu, entre segunda-feira (20/11) e esta sexta-feira (24/11), uma feira de artesanato com trabalhos criados por mulheres vítimas da violência doméstica. No encerramento do evento, estiveram presentes o juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, e a juíza titular do 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Belo Horizonte, Roberta Chaves Soares.

Not---Feira-da-semana-da-justica-pela-paz-em-casa.jpg
Diretor do Foro da Comarca de BH, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, participou do encerramento da feira de artesanato ( Crédito : Joubert Oliveira/TJMG )

Segundo o juiz diretor do Foro de BH, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, o evento é importante porque representa uma forma de superação para as expositoras: "A participação da Justiça é muito mais do que ações processuais e normativas, passa também por uma questão de superação. Então, o evento é uma forma de ajudar no caminho de superação dessas mulheres."

A juíza Roberta Chaves Soares afirmou que a iniciativa é uma oportunidades para mulheres vítimas de violência doméstica: "A feira é uma grande oportunidade para elas tentarem romper os ciclos, principalmente por meio do trabalho que aumenta a autoestima e melhora a condição de vida porque propicia uma fonte de renda."

Ressignificação

Maria Benedita, conhecida como Bené, participa da feira há dois anos e encontrou no projeto uma forma de ressignificar a vida. "Fui casada por 9 anos, nesse tempo sofri violência física e psicológica. Tive três filhos e o último nasceu com deficiência múltipla e autismo severo. A feira é algo terapêutico. O contato com as pessoas é muito importante", disse.

A também expositora Maria Abadia disse que é a segunda vez que participa da feira de artesanato. "Essa iniciativa é maravilhosa. Dá oportunidade de mostrar o nosso trabalho, de sair de casa e estar em um ambiente sensacional", afirmou.

Justiça pela Paz em Casa

O TJMG promoveu, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), entre os dias 20/11 e 24/11, a 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. A campanha, criada em 2015, foi idealizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e é promovida, três vezes por ano, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com adesão de diversos tribunais do país.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG