Grandes desafios na vida cristã: o amor (parte 3)

Confira as reflexões propostas pelo Pastor Éder Henrique, da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos, abordando o amor e o perdão.

Grandes desafios na vida cristã: o amor (parte 3)
Pastor Éder Henrique, colunista de Identidade Presbiteriana

É muito comum ouvirmos alguém dizendo que há certas atitudes que não podem ser perdoadas, parece que cada um tem sua própria lista de ofensas imperdoáveis. Alguns são rígidos e inflexíveis e nunca perdoam, outros, tem grande dificuldade em perdoar os erros alheios. Também existem pessoas que não perdoam simplesmente porque “não estão com vontade”.

C. S. Lewis disse que “Todos dizem que o perdão é uma ideia maravilhosa até possuírem algo para perdoar”. O perdão é lindo na teoria, mas na prática, apesar de continuar lindo, também é doloroso, difícil e humanamente impossível.

Perdoar uma prova de amor e o amor é o começo de tudo, ele é o dom supremo, é aquele que não se ressente do mal, que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta e que jamais acaba. Ele é um dom Deus, é um fruto do espírito (Gálatas 5), ou seja, é consequência da graça de Deus e da nossa nova natureza a qual nos foi concedida por meio de Cristo. Os filhos de Deus são novas criaturas e são habilitados para a prática do amor e do perdão. Deus é a fonte do amor supremo, então é a ele que necessitamos buscar como exemplo de misericórdia, bondade, amor e graça. Todos os dias devemos nos prostrar diante de Deus e pedir que nos torne cada vez mais parecidos com Jesus Cristo.

Que Deus nos fortaleça espiritualmente para que mortifiquemos nossa carne, que abandonemos nossos desejos e vontades egoístas e que possamos glorificá-lo por meio da nossa vida perdoando as ofensas contra nós cometidas. Deus nos habilita com o dom supremo do amor, porém, cumprir o mandamento de amar vai exigir muito esforço de nós.

Amar não é fácil, mas devemos manifestar nosso amor a Deus e ao próximo por meio da nossa obediência à Escritura Sagrada, sendo pacientes e bondosos com suas falhas, fraquezas, ou maldades, porque devemos vencer o mal com o bem.

Deus provou seu amor ao enviar seu filho Jesus Cristo para ser sacrificado em nosso lugar, Jesus Cristo provou seu amor por nós ao entregar sua vida e morrer na cruz em nosso lugar e como nós provamos nosso amor a Deus?

1. Amando a Deus e amando o próximo; 
2. Amando o próximo como a nós mesmos; 
3. Amando o próximo como Jesus nos amou; 
4. Obedecendo aos mandamentos de Deus.

REV. ÉDER HENRIQUE (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)