O Espírito Santo e a oração

Confira o artigo do Rev. Éder Henrique, intitulado 'O Espírito Santo e a oração', em sua coluna Identidade Presbiteriana

O Espírito Santo e a oração
Rev. Éder Henrique (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos

A Bíblia Sagrada afirma que nós não sabemos orar como convém, mas que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8.26,27). A verdadeira oração não está baseada em nosso intelecto, mas em um coração quebrantado e contrito. Quando oramos somente com nosso intelecto, somos tentados a dar direção a Deus, a aconselhá-lo como agir.

Mas Deus pelas suas muitas misericórdias usa vários meios para nos quebrantar, para tratar com nosso coração altivo. Muitas vezes, Deus nos coloca em situações complicadas para que aprendermos a orar de verdade, para nos ensinar a depender do Espírito Santo. Geralmente nestas horas de profundas crises, nossa boca se cala, mas nosso coração se abre; nossos ouvidos se aguçam e nós paramos de ensinar a Deus, e nos colocamos como aprendizes, como aconteceu com Jó (Jó 42.3).

O propósito final de Deus foi levar Jó a uma intimidade de relacionamento, não apenas ter informações sobre Deus, não apenas ouvir falar de Deus, mas ver a Deus; e quando isso acontece, quando através da intimidade nós começamos a ter uma revelação real de Deus, nossa reação é semelhante a de Jó, diante de tanta sabedoria e poder, só nos resta nos abominarmos e nos arrependermos no pó e na cinza; e por incrível que pareça, é um momento de terror, mas de profunda alegria também, muitas vezes de medo, mas de plenitude, pois aprendemos que orar é intimidade, é andar com Deus, é um relacionamento amoroso, que nos gera uma real alegria (Jeremias 9.24).

Lembre-se que “a oração não transforma Deus, mas transforma aquele que ora (Soren Kierkegaard)”, todos os dias temos a grande bênção de pedir a Deus: “Ensina-nos a orar”. Que o Espírito Santo nos auxilie em nossas orações diárias.

Rev. Éder Henrique (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)