Igreja é lugar de servos e de serviço

Confira os comentários do Rev. Éder Henrique, em sua coluna Identidade Presbiteriana, abordando o compromisso dos membros da Igreja de Jesus Cristo

Igreja é lugar de servos e de serviço
Rev. Éder Henrique (Pastor da Igreja Presbiteriana em Arcos)

Todos os membros da Igreja do Senhor Jesus Cristo são servos e devem se comprometer com a igreja assim como Jesus Cristo demonstrou o seu cuidado com ela (Efésios 5.27). Servir à Igreja de Deus é uma exortação bíblica (Hebreus 10.25) e não servir é uma manifestação clara de falta de obediência e consideração pelo próprio Deus. Em sua soberania Deus nos chama para servir e trabalhar em benefício do Reino de Cristo, na eternidade, Deus decretou as boas obras que devemos realizar diariamente, e uma delas é o serviço na Santa Igreja (1ª Pedro 4.10-11). Em sua divina providência, Deus planejou que o servíssemos em sua igreja, que é o lugar da verdade, o lugar da manifestação da graça e da misericórdia de Deus. A Igreja também é lugar de pessoas falhas, pecadoras, em crises, mas também a Igreja é um lugar de bênção, a Igreja é lugar de servos e de serviço.

Como cristãos, somos chamados para servir. Curiosamente, todo cristão reconhece essa verdade, mas quem está disposto a servir? Por causa da nossa omissão na área do serviço, somos ingratos por não compreender aquilo que Deus fez por nós, num sentimento prático, demonstramos nossa gratidão em forma de serviço. O serviço é prova do nosso amor a Deus. O verdadeiro amor sempre se expressa no serviço. O amor produz serviço, porque amor e serviço não se separam. Quem ama serve. A prova do meu amor a Deus é o meu serviço. Deus requer de nós serviço (Deuteronômio 10.12). Deus quer ser servido com integridade, fidelidade e temor. Deus exige o nosso comprometimento e lealdade, nossa obediência com inteireza de coração e alma. Somos chamados na Bíblia Sagrada de servos de Deus e quando olhamos para a Escritura Sagrada, é fácil perceber que chamados por Deus, salvos por Jesus Cristo e preparados pelo Espírito Santo para servir.  Somos servos de Deus e servos uns dos outros (Gálatas 5.13). O serviço é um dom que todos os membros da Igreja de Deus possuem e esse dom serve para abençoar as outras pessoas. Jesus Cristo, sendo o próprio Deus, não veio para ser servido, mas veio para servir (Marcos 10.45) e ensinou que o maior no Reino de Deus é aquele que se apresenta como menor e servo de todos (Mateus 20.27; 23.11).

REV. ÉDER HENRIQUE (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)