Herança de Tropeiros de Arcos inicia sua 17ª Romaria a ‘Aparecida’

A saída foi na tarde desta segunda-feira, 1º de abril, do Parque de Exposições Plácido Ribeiro Vaz do Sindicato Rural de Arcos e chegará em Aparecida no dia 11 de abril em Arcos

Herança de Tropeiros de Arcos inicia sua 17ª Romaria a ‘Aparecida’
Herança de Tropeiros parte para a 17ª Romariia à Aparecida

Pouco antes das 17 horas desta segunda-feira, 1º de abril, 10 tropeiros iniciaram mais uma jornada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Tal como no ano passado, são 10 cavaleiros, mais quatro pessoas na equipe de apoio (motorista, cozinheiro e dois tratadores). O Jornal CCO acompanhou a saída de mais uma romaria à cavalo (e/ou muares) ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, em São Paulo.


Preparativos

Antes da saída, no Parque de Exposições Plácido Ribeiro Vaz, do Sindicato Rural de Arcos, os animais foram preparados e os tropeiros se despediam dos familiares que vieram acompanhar o início de mais uma jornada de fé, união e muita emoção.

Montarias reserva são embarcadas no caminhão de apoio



“Serão 10 dias de viagem, com a chegada prevista para o dia 11 de abril, na basílica de ‘Aparecida’” – conta Christiano Carvalho, líder da Comitiva Herança de Tropeiros. Ele diz que hoje (1º/04) a comitiva pernoitará na fazenda de um amigo, Adriano (proprietário da ‘Casa 505’), em Formiga.

“Amanhã, dia 2/04, como primeiro dia da romaria, usaremos para fazer ajustes e verificar se está tudo em ordem, garantindo que da quarta-feira, a partira das 3 horas da madrugada em diante, tudo corra sem surpresas e possamos fazer o deslocamento sem interrupções”. Ele explica que, neste primeiro trecho de aproximadamente 60 quilômetros, é possível verificar se tudo está em ordem e se seriam necessários ajustes.

A alvorada dos tropeiros é a 1 hora na madrugada e a saída diária, sempre às 3 horas.

Novato

Enquanto a comitiva se preparava, falamos com Daniel Antônio dos Reis Ferreira de 31 anos, que trabalha como consultor de vendas. Perguntado sobre quais os motivos que faziam ele realizar o percurso até o Santuário da Padroeira do Brasil, disse: “Vontade e fé”.

Daniel segura a imagem que acompanha a comitiva



Daniel se preparava para realizar um desejo que alimentava fazia três anos. “No primeiro ano, eu não consegui, por conta do trabalho e, no segundo, também não. Agora, graças a Deus, estou aqui, pronto para acompanhar a 17º Romaria” – disse.

Para se despedirem de Daniel, que espera encontrar somente bençãos pelo caminho, estava toda a família e especialmente, a menina Giovana, de 11 anos acompanhava seu tio Daniel, durante a entrevista ao CCO e também despedir-se de seu pai, Ismael. Assim como Giovana, outros familiares, também emocionados, acompanhavam os preparativos e aguardavam a saída dos tropeiros. 

Daniel e sua sobrinha Giovana



Daniel frequenta a igreja de São Sebastião, onde, ontem (31/03), foi realizada a ‘Missa do Envio’ da Comitiva.

Missa do Envio

Ontem,31 de março, foi celebrada a Missa do Envio, às 9 horas na igreja  São Sebastião, onde fizeram orações, pedindo proteção de Deus e da padroeira Nossa Senhora Aparecida e foram abençoados para a romaria.

Comitiva na Missa do Envio com o pároco Pe. Samuel, da 'Santo Antônio'

Orientações e oração

Antes da saída, o grupo se reuniu em círculo, junto aso familiares e amigos para receberem as orientações sobre os cuidados com os muares e cavalos, regras de convivência e cortesia do percurso, onde serão recebidos em diversas propriedades de amigos da Comitiva Herança de Tropeiros.

A rápida conversa terminou com a reza de uma 'dezena', comandada por Christiano e, já visivelmente tomados pela emoção e a alegria da missão, posaram para foto com familiares e amigos e, outra, em suas montarias, registrando oficialmente a sáida do grupo.


Daí, seguiram pelas ruas do bairro Esplanada, rumo à Formiga.

O CCO acompanhará mais esta romaria de fé e devoção dos cavaleiros da Comitiva Herança dos Tropeiros de Arcos. Aguardem...