Jesus institui a Eucaristia, lava o coração e cura as feridas

Jesus institui a Eucaristia, lava o coração e cura as feridas

Quinta Feira Santa é início do Tríduo Pascal, dia especial, no qual a Igreja celebra a Instituição da Eucaristia, a missa de “Lava-Pés” e a missa dos Enfermos. Estamos na Semana Santa, véspera da condenação, crucificação, morte e ressureição de Jesus. Tempo de viver a palavra de Deus e seu amor incondicional por cada um de nós.

Instituição da Eucaristia

A liturgia nos apresenta, nesta quinta-feira, as passagens bíblicas onde Jesus celebra sua última ceia. Em Jerusalém existe um lugar chamado Cenáculo. Foi lá que Jesus, na mesma noite e pouco antes de ser preso, se alimentou pela última vez. Ali, Jesus reunido com seus 12 apóstolos, tomou o pão ázimo (pão sem fermento) o abençoou, deu graças, partiu e distribuiu aos que estavam com Ele. Em seguida, Jesus pegou o cálice de vinho o abençoou, deu graças e distribuiu aos seus discípulos. “Fundamentações Bíblicas Mt 26, 26-29; - Mc 14, 22-25; - Lc 22, 19-20; -  1Cor 11, 23-25”. Esta é a nova aliança que Deus faz conosco por meio de Jesus. Todas as vezes que celebramos e recebemos a Eucaristia na Santa Missa, revivemos o Evangelho de Cristo Jesus. 

Lava-Pés

Logo após Judas sair da ceia para trair Jesus, todos os outros 11 discípulos têm seus pés lavados e enxugados por Jesus. “João 13-1-15”. Cristo, em um gesto de humildade, limpa não somente os pés mas todos os nosso pecados e com seu amor cura todas as nossa feridas.

Bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos, e consagração da Crisma

É na quinta-feira da Semana Santa, que é realizada a bênção do óleo dos catecúmenos e do óleo dos enfermos, bem como a consagração da Crisma são realizados normalmente pelo Bispo.

Missa dos enfermos

Durante o ano todo rezamos e suplicamos a Deus por nossos irmãos que passam por doenças físicas e espirituais. Mas, na quinta-feira santa, a igreja dedica este dia, celebrando missa especial aos enfermos. Momento oportuno, uma vez que ao celebrar a morte e a ressureição de Cristo, apresentamos nossos pecados e nossas enfermidades. Pois, pelo Seu Sangue derramado na Cruz, somos perdoados e lavados de toda e qualquer ‘mancha’. Portanto: Eucaristia, Ação de Graças, por amor a mim e a você, Jesus se sacrifica para nos colocar de pé. Basta uma só palavra e eu serei curado, basta uma gota de Seu Sangue e seremos curados.

Oração 

O Cristo Senhor me proteja e me guarde.  Senhor Jesus, foste elevado na Cruz para que por Vossas Santas Chagas, sejam curadas as de nossas almas. Eu Vos louvo e agradeço pelo Vosso ato redentor. Carregaste em Vosso próprio corpo os meus pecados e de toda a humanidade. Nas Vossas Santas Chagas coloco minhas intenções. Minhas preocupações, ansiedades e angustias. Minhas enfermidades físicas e psíquicas. Meus sofrimentos, dores, alegrias e necessidades. Em vossas Santas Chagas Senhor. Coloco minha família. Envolvei Senhor a mim e meus familiares protegendo-nos do mal. (instante de silencio). Senhor, ao mostrar Vossas Santas Chagas Gloriosas a Tomé e o mandando tocar em Vosso lado aberto, o curaste da incredulidade. Eu Vos peço, Senhor, permita-me refugiar em Vossas Santas Chagas e por mérito desses sinais de Vosso amor curai a minha falta de fé. Ó Jesus, pelos méritos de Vossa Paixão, Morte e Ressurreição, dai-me a graça de viver os frutos da nossa redenção. Amém.

Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco. Salve a Maria.

Antônio Airton