Natal de Jesus, o Nascimento do Filho de Deus

Confira o artigo de Antonio Airton em sua coluna 'Fé e Reflexão", abordando os aspectos do Nascimento de Jesus, o Filho de Deus

Natal de Jesus, o Nascimento do Filho de Deus
Antonio Airton, da coluna Fé e Reflexão do Jornal CCO

Natal, dia 25 de dezembro, a igreja celebra a festa do nascimento de Nosso Salvador Jesus Cristo. O Natal prolonga -se por oito dias, chamado de “Oitavas de Natal”. É um tempo em que somos convidados a meditar sobre o sentido da vida. 
Com a chegada do Natal e as festas de final de ano, logo pensamos nos presentes, comida farta e reunião familiar. Embora as festas e trocas de presentes sejam importantes, não devemos esquecer do verdadeiro significado do Natal, que se realiza no nascimento Menino Jesus, “o filho de Deus”. Este nascimento é um dos sinais de que Deus não nos abandonou. É a confirmação de que Ele quer estar no meio de nós, “Emanuel”. Com o nascimento de Jesus, a palavra de Deus ganha vida.

A nova e eterna Aliança

Com o nascimento de Jesus nasce, também, a nova e eterna Aliança, entre Deus e a humanidade, iniciando o Novo Testamento.

A profecia se concretiza

“Hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc. 2,1-52).   “E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).

Jesus nasceu na cidade de Belém, região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Esse fato, narrado pela Palavra de Deus, aconteceu há mais de dois mil anos. No entanto, atualiza-se todos os anos. Jesus é o motivo que nos faz celebrar o Natal, pois Ele é a Luz que brilha em meio às trevas!  “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Isaías 9,1).  Devemos meditar sobre a nossa vida, observando os evangelhos e o símbolo mais importante do Natal que é o presépio. Jesus nasceu na simplicidade de uma manjedoura em uma gruta em meio aos animais, mas, no decorrer de sua vida, através de suas obras, Ele se tornou o maior e o mais importante.

Qual o motivo da vinda de Jesus ao Mundo?

Jesus veio ao mundo para dar vida, através da salvação e trazer a paz para todas as pessoas. "Disse Jesus: eu vim para que todos tenham vida em ambulância." (Jo 10,10). Deus não faz acepção de pessoas e não discrimina ninguém. Ele ama incondicionalmente a todos, com amor de pai. "Porque Deus não enviou seu Filho ao mundo, para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele." (Jo 10,10). Deus nos ama do jeito que somos, mas, não ama os nossos pecados. "Portanto, sede santo como o Senhor é Santo" (1 Pedro 1,16).

Jesus veio por amor e para ensinar a amar. “Disse Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento, e Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39). Nosso amor a Deus e ao próximo deve ser demonstrado todos os dias, na forma de respeito, empatia, carinho e proteção.

O parto de Maria e o Nascimento de Jesus

 Para que aconteça um nascimento, é necessária uma mãe, no caso “Maria”, acompanhada de seu esposo José, que saíram da cidade de Nazaré, onde moravam, indo para a cidade de Belém, que fica a uma distância aproximada de 150 km.

Chegando lá, Maria não encontra lugar para dar à luz a Jesus. Deste modo, José a leva para uma lugar destinado aos animais abrigarem-se durante a noite e onde há uma manjedoura, uma espécie de “cocho de comida para animais”. A este lugar, pela tradição cristã, chamamos de ‘presépio’ – uma representação do lugar onde Maria deu à luz a Jesus, o filho de Deus vivo.

Maria e José envolveram, carinhosamente, a Criança Sagrada em faixas. Foi dali que saiu a luz que refletia a estrela de Belém, aquela que brilhou, indicando o lugar do nascimento, a “Luz Divina”.

Imagem: Imagem de pikisuperstar no Freepik


Três homens, acreditaram nas profecias e vendo o sinal luminoso da estrela, dirigiram-se até Belém, a procura do Menino Santo. Chegando ao local, encontraram Maria, José e o Menino Jesus cercado por animais, prostraram se diante d’Ele e o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.

E quanto a você, qual é o presente que você dá a Jesus?       

É Jesus o maior presente a se conquistar.

Que cada um proclame que Jesus é o Senhor. Jesus Maria e José, minha família vossa é, vinde e adoremos.

Feliz Natal, que Jesus possa nascer e permanecer no seu coração.

Oração para criancinhas

“Menino Jesus meu amiguinho, ande comigo não me deixe sozinho”.

Oração ao Santíssimo Nome de Jesus

“Ó Deus, que constituístes Vosso Filho Unigênito como salvador do gênero humano e lhe destes o nome de Jesus, concedei-nos um dia poder contemplar, no céu, Aquele cujo Santo Nome Glorificamos na Terra. Amém”.

Datas comemorativas Cristãs

Dia 25: Solenidade de Natal do Senhor Jesus Cristo.

Dia 26: Festa de Santo Estêvão, primeiro mártir
Dia 27: Festa de São João, apóstolo e evangelista
Dia 28: Festa de Santos Inocentes (mártires)
Dia 31: Festa de Sagrada Família de Jesus, Maria e José

Que a paz de Cristo esteja com você e com seus amados.