Lar dos Berto: uma pousada feliz!

Lar dos Berto: uma pousada feliz!
Regina Maria Amaral, Lar Pousada dos Berto

Meu nome é Regina Maria Amaral, sou filha de Geraldo Amaral e Maria Sant’ana Amaral. Meus pais eram muito bons, eram muito amigos. Tenho três irmãos, dois homens e uma mulher. Minha irmã chama Maria da Glória, meu irmão Wilson da Luz e o outro, Lázaro Aparecido. Nós somos muito unidos!

Eu nasci em Iguatama (MG). Aos 3 meses de idade mudamos para Calciolândia, onde morei até meus 15 anos. Depois nos mudamos para Taubaté (SP), pois meu pai foi trabalhar na Embaré. 

Uma vez, em Taubaté, eu realizei muitos dos meus sonhos. Lá eu estudei enfermagem, mas nunca pude trabalhar na profissão porque eu tinha asma e meus pais não deixaram. Estudei ao mesmo tempo corte e costura, por um ano e meio, no Serviço Social da Indústria (SESI). Estudei o segundo grau completo. 

Mudei-me para Arcos aos 20 anos de idade, onde trabalhei como costureira. Eu costurava para fora e ajudava minha mãe nos afazeres de casa. Lecionei também na alfabetização de adultos. 

Durante o tempo que vivi com meus pais, escolhi viver minha vida em função deles. Não me casei e vivemos juntos até o dia em que eles faleceram. Foi uma decisão da qual nunca me arrependi! Minha mãe faleceu quando eu tinha 44 anos; e dois anos depois eu perdi o meu pai. Senti-me sem identidade. Foi nessa ocasião que uma amiga, dona de uma loja de confecção de costura, me chamou para trabalhar com ela. Então comecei a trabalhar fora. Fiquei nesse serviço por três anos. 

Em seguida, conheci a Associação Conexão Vida, que é uma comunidade terapêutica para tratamento de dependentes químicos. Lá eu trabalhava no escritório e fiquei por vários anos. Nessa função, eu participava ativamente da confecção do jornal da Conexão Vida. 

Infelizmente, alguns anos depois, adoeci e tive artrite reumatoide, passando a viver em função do tratamento dessa doença, pois não tem cura. Hoje, impossibilitada de viver sozinha na minha casa, DECIDI vir morar no Lar Pousada dos Berto, onde me sinto muito bem, juntamente a todos os internos e todos os profissionais que aqui trabalham. Aqui no Lar, todos são muito bem-cuidados e zelados!

O Lar possui uma variedade de profissionais: psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeira, assistente social, nutricionista, técnico de enfermagem, cuidadores, cozinheiras, faxineiras, coordenadora técnica, auxiliares administrativos. Com todos esses profissionais, eu gostaria que a população conhecesse um pouco do que é o “Asilo de Arcos”, foi aí que surgiu a ideia deste espaço no Jornal Correio Centro- Oeste.

Aqui no Lar, esses profissionais nos auxiliam nas atividades do dia a dia, como o banho e o vestir, principalmente dos idosos que têm limitação física. Os remédios são administrados corretamente, temos atendimento médico uma vez por semana e acompanhamento da enfermeira diariamente. Temos cinco refeições todos os dias e umas duas vezes por semana recebemos café especial servido por voluntários. A presença deles faz muito bem para todos nós, pois além de servir uma refeição gostosa, eles conversam com a gente e nos transmitem muito amor. Fazemos também fisioterapia e terapia ocupacional todos os dias e mantemos acompanhamento psicológico. A assistente social se preocupa com o nosso bem-estar e está sempre atenta aos nossos pedidos. Inclusive, uma vez por semana, essa equipe proporciona para os residentes um passeio pela cidade; e estão sempre atentos às nossas necessidades e aos nossos desejos.

Aqui recebemos muitas doações de várias pessoas de bom coração. Quero pedir que venham nos fazer uma visita, pois nos sentimos muito bem, aqui as portas estão abertas para todos!