Luciana consegue a fisioterapia para seu filho

Orientação inadequada retarda o início do tratamento. As sessões deveriam ter iniciado no dia 1º de agosto

Luciana consegue a fisioterapia para seu filho

Na manhã desta terça-feira, 08, Luciana Viera conseguiu agendar a fisioterapia no Centro de Especialidades da FUMUSA, junto à responsável, Estefânia Januário.

Luciana havia apresentado o encaminhamento à Fisioterapia no dia 25 de julho, na tentativa de marcar as sessões orientadas pelo médico Dr. Luciano Carvalho, conforme consta do documento apresentado por Luciana ao Jornal CCO. Ela conta que, naquele momento, a servidora que a atendeu lhe informou que teria que aguardar vinte dias para ser atendida. 

Como o médico havia orientado a fisioterapia para o início de agosto, Luciana buscou acelerar, falando com outros servidores, inclusive com o próprio secretário de Saúde, nada conseguindo. O receio de Luciana era que Gabriel acabasse com a mesma sequela da irmã dele.

A outra filha de Luciana, depois de uma cirurgia na perna, não realizou a fisioterapia. Luciana conta que, por causa disso não consegue dobrar a perna e caminha com dificuldade.

Entenda o caso

Gabriel foi vítima de atropelamento. O acidente aconteceu no final de junho, rodovia BR-354. Quando ele estava atravessando a rodovia, foi colhido por uma motocicleta. Resultado: fratura no fêmur da perna esquerda. Foi operado e, conforme o encaminhamento médico, deveria ter iniciado de 20 a 24 sessões de fisioterapia, segundo conta sua mãe.

Segundo Luciana, o médico informou que sem a fisioterapia, o menino estaria sujeito a não poder flexionar a perna. Caso isso acontecesse, ele necessitaria de nova cirurgia e, consequentemente de fisioterapia.

O CCO buscou informações e tentou contato com o secretário de Saúde, Tiago Carvalho, por mensagens e telefonemas. Diante da falta de respostas, a Redação do CCO entrou em contato, por telefone, com Estefânia Januário, ela é da Direção de Regulação e é responsável pelo Centro de Especialidades. Estefânia, depois de ouvir sobre o desenrolar do assunto, afirmou: “Este caso não chegou ao meu conhecimento”. A servidora complementou, orientando que a mãe, Luciana, se dirija diretamente a ela para encaminhar o atendimento.

Nesta manhã, Luciana Viera, conversou com Estefânia: “Resolvemos". Hoje, às 14 horas, Gabriel fará a avaliação para iniciar as sessões de fisioterapia.