Medalha comemorativa ao cinquentenário da Corregedoria é doada ao Memorial do MPMG

Medalha comemorativa ao cinquentenário da Corregedoria é doada ao Memorial do MPMG

Desde ontem, 6 de março de 2024, um exemplar da Medalha Procurador de Justiça Bernardo Mascarenhas Cançado, instituída para celebrar o cinquentenário da Corregedoria-Geral (CG) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), já faz parte do acervo do Memorial do MPMG.

A diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e presidente do Conselho Curador do Memorial do MPMG, Élida de Freitas Rezende, recebeu a medalha das mãos do corregedor-geral da instituição, Marco Antonio Lopes de Almeida. "A Corregedoria tem sido uma parceira nas ações de preservação da memória do Ministério Público", destacou Élida.

BH_Medalha_NOTICIA_CGMP_Memorial_DSC_1218.jpg

A cerimônia contou também com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e do ex-corregedor-geral do MPMG, Paulo Roberto Moreira Cançado, filho de Bernardo Mascarenhas Cançado, além de outras autoridades.

Considerado pioneiro no processo de informatização da Corregedoria do MPMG e na implantação de práticas inovadoras de gestão, Bernardo Mascarenhas Cançado, corregedor-geral entre 1982 e 1983, deixou um legado norteador a todas as gestões que se sucederam.

Para o corregedor-geral, Marco Antonio, a doação da medalha é uma forma de manter viva a história da CGMP, pois "preservar a história da Corregedoria é preservar a história do próprio Ministério Público", afirmou. Para ele, a escolha de Bernardo Mascarenhas Cançado para dar nome à medalha é uma "homenagem merecida a um grande corregedor, que deixou um legado para a instituição".

Doação da medalha 50 anos da CGMP ao memorial do MPMG 06.03.24

Durante a solenidade também ocorreu a entrega do livro assinado pelas 46 pessoas que receberam a medalha em 2023. A doação dos dois itens ao Memorial representa, segundo Marco Antonio, é mais uma das ações em comemoração aos 50 anos da CGMP.

"Aqui está um pouco da história de um Ministério Público de 134 anos, o Ministério Público de Minas Gerais", afirmou o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, se referindo a medalha entregue pela Corregedoria ao Memorial, criado por ele em 2008, durante sua primeira gestão à frente da Procuradoria-Geral de Justiça.

Medalha

Criada para comemorar o cinquentenário da Corregedoria-Geral do MPMG, ocorrido dia 8 de fevereiro de 2023, a Medalha Procurador de Justiça Bernardo Mascarenhas Cançado foi entregue ano passado a 46 pessoas que prestarem relevante colaboração ao órgão correcional.

A escolha dos agraciados foi realizada por colegiado, presidido pelo corregedor-geral do MPMG, e integrado também pelo corregedor-geral adjunto, pelo decano do Colégio de Procuradores, por um indicado pelo procurador-geral de Justiça, por um indicado pelo corregedor-geral e pelo superintendente da Corregedoria-Geral.

Matéria relacionada

Corregedoria homenageia ex-corregedores, membros e servidores com a Medalha Procurador de Justiça Bernardo Mascarenhas Cançado

Fonte: Ministério Publico MG