MENOPAUSA: quando é necessário repor hormônios?

Confira o artigo de Saúde desta edição, no qual o Dr. Tarcísio Silva aborda este importante tema para a vida das mulheres, no que se refere à reposição hormonal.

MENOPAUSA: quando é necessário repor hormônios?
Dr. Tarcísio Silva, colunista de Saúde do Jornal CCO

A menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher. Dizemos que a mulher está na menopausa quando está há um ano sem menstruar. Geralmente ocorre nas mulheres na faixa dos 50 anos de idade. Se ocorre antes dos 40 anos é chamada de MENOPAUSA PRECOCE e traz maior comprometimento à saúde da mulher.  É uma nova etapa da vida onde várias alterações no corpo vão se intensificando por causa da queda dos níveis de hormônios femininos. Algumas mulheres fazem essa “passagem” sem grandes transtornos, porém, uma grande parcela das mulheres apresenta sintomas intensos com sério comprometimento da qualidade de vida.

A terapia de reposição hormonal (TRH) tem como objetivo melhorar esses sintomas e impedir o surgimento de complicações mais sérias para a saúde, como é o caso da osteoporose. No entanto, a TRH tem riscos se realizada em algumas situações. Estudos científicos têm mostrado riscos de trombose, ganho de peso, alterações cardíacas e desenvolvimento de alguns tipos de cânceres. Portanto, a avaliação especializada é importante para que a TRH seja indicada sem riscos, melhorando a qualidade de vida das pacientes.


Quais efeitos da menopausa podem melhorar com a TRH?

Sintomas como fogachos (ondas de calor intenso, mais frequentes à noite ou na madrugada), perda de massa muscular, oscilação do humor, ardor no canal da urina ou vontade de urinar com frequência, incontinência urinária, distúrbios sexuais, pele ressecada, dentre outros. A TRH é também um dos melhores tratamentos para a osteoporose que aparece na menopausa.


Quando está indicada a reposição de hormônios?

Nem toda mulher precisa de TRH. Para cada sintoma da menopausa existem opções de tratamento que não envolvem hormônios; quando esses tratamentos não hormonais falham, existe a possibilidade de usar a TRH. Toda mulher que apresenta os sintomas da menopausa muito intensos pode se beneficiar. Não existe um tempo máximo de tratamento; a maioria das mulheres consegue suspender a TRH após 2 anos de tratamento e permanecer sem sintomas; algumas pacientes, no entanto, precisam manter por longos períodos a TRH para controle adequado. 


Quais as situações onde a TRH deve ser evitada?

· Pacientes que tiveram certos tipos de câncer (mama, útero, ovários) ou que tenham risco aumentado para esses tumores

· Pacientes portadoras de doenças cardíacas ou com alto risco para tromboses

· Portadoras de diabetes ou hipertensão arterial que não estejam controladas

· Fumantes e grandes obesas