Prevenindo o diabetes tipo 2

Confira o artigo do Dr. Tarcísio Silva, em sua coluna de Saúde, abordando a prevenção do diabetes tipo 2

Prevenindo o diabetes tipo 2
Dr. Tarcísio Narcísio Silva, colunista de Saúde do Jornal CCO

Calcula-se que cerca de 10% da população brasileira seja portadora de diabetes tipo2, associado a história familiar e maus hábitos de vida. Metade dessas pessoas não sabe que têm a doença. A incidência desse tipo de diabetes vem aumentando a cada ano. Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas só vão descobrir a doença quando apresentarem uma complicação grave, como infarto, derrame ou coma por cetoacidose. O diabetes é uma das principais causas de cegueira, perda do funcionamento dos rins levando à hemodiálise, amputações de membros inferiores, infarto, derrame e incapacidade permanente para o trabalho. Por isso, o Ministério da Saúde tem investido em campanhas para orientação e conscientização da população quanto a exames preventivos. 

Quem tem mais risco de desenvolver diabetes tipo2?

Os principais fatores de risco são:
· Obesidade ou circunferência aumentada do abdome (acima de 94 cm para homens e acima de 80 cm para mulheres).
· história de diabetes na família
· idade acima de 45 anos
· portadores de hipertensão arterial
· sedentarismo
· tabagismo
· abuso de bebida alcoólica 
· portadores de esteatose hepática (fígado gorduroso)
· portadores de aumento de colesterol ou de triglicérides
· história de diabetes ou de pressão alta na gestação
· mulheres que tiveram filhos nascidos com mais de 4 Kg de peso
· mulheres portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos

É possível prevenir o diabetes tipo 2?

Sim, ou pelo menos retardar o aparecimento da doença. As principais medidas são:

A-    Dieta balanceada: fundamental para a prevenção e tratamento do diabetes. Recomenda-se reduzir ao máximo o teor de gorduras diárias, e não apenas dos carboidratos (açúcares). Alguns estudos apontam as gorduras como piores que os açúcares no desenvolvimento do diabetes. Uma dieta balanceada contém cerca de 55% do valor calórico em carboidratos, 25% em gorduras e 20% em proteínas. Quanto mais fibras, melhor. Recomenda-se ainda evitar ao máximo abuso de bebidas alcoólicas.

B-    Exercícios físicos: mesmo que não levem a perda de peso, exercícios previnem o diabetes. Durante os exercícios, nosso corpo produz hormônios que melhoram o funcionamento do pâncreas para produzir insulina, além de melhorar a utilização da glicose pelos músculos e fígado, impedindo o aumento da glicose no sangue.

C-    Perda de peso: pessoas obesas têm risco aumentado para d   esenvolver diabetes. Perda de 10% do excesso de peso já é suficiente para reduzir em 50% o risco de desenvolver diabetes.

D-    Abandonar tabagismo: o cigarro está associado tanto ao surgimento do diabetes quanto a maior dificuldade em controlar a glicose em pacientes já diabéticos

E-    Medicações: em algumas situações, podemos utilizar medicações para prevenir o diabetes. É o caso de pessoas que têm muitos casos de diabetes na família e apresentam algum dos fatores de risco citados acima. No entanto, a principal medida preventiva é buscar um estilo de vida mais saudável.