Mundo Gótico: desmistificando preconceitos

Confira o artigo de Francielle Ferreira, em sua coluna Mística Literária, abordando o 'gótico'

Mundo Gótico: desmistificando preconceitos
Imagem que escancara a dor existencial ressaltada pelo mundo gótico

Considerando que dia 22/05 foi comemorado o dia mundial do gótico, que tal aprofundar essa temática?

O gótico é uma expressão cultural, inclusive, existe a denominação subcultura gótica que começou em 1980, no Reino Unido. Assim, o gótico perdura desde então, na literatura, na moda, na música, na arquitetura, entre outras manifestações culturais. 

Frisa-se que, embora muitas pessoas associem o gótico ao satanismo, estão equivocadas. A subcultura gótica é neutra quanto a religião, portanto, os góticos podem seguir a religião que acharem correta. Inclusive, muitos são cristãos que usam crucifixos. 

Eu associo o gótico ao grau extremo da sensibilidade humana, pois cuida dos temas mais dolorosos da existência. Um tema que merece ser destacado é a morte. Os góticos são atraídos por cemitérios, não para vilipendiar cadáveres ou depredar sepulturas, mas sim para refletirem na tranquilidade e admirarem as belíssimas esculturas tumulares. 

Inclusive, existe a arquitetura tumular que trata das esculturas que ornamentam os túmulos. É muito interessante, pois através da análise da arte dos túmulos, é possível entender as particularidades de cada sociedade que existiu e existe. 

Cemitério é solo sagrado, portanto, tem o respeito dos góticos. Infelizmente, alguns sujeitos desinformados, denigrem a imagem dos góticos. Existe um preconceito de que os góticos são depressivos e vândalos de cemitério. 

Eu já fiz reflexões dentro do cemitério e foi bastante construtivo. É muito intenso quando olhamos para todos aqueles túmulos e pensamos que todos aqueles corpos sepultados foram pessoas incríveis que lutavam com a eterna dualidade (bem e mal). 

Os adormecidos não eram perfeitos

Todos tinham muitos defeitos

Mas também tinham virtudes

Que despertam saudades.

Olhos fechados, mas abertos nas lembranças... 

Ressalta-se ainda que a subcultura gótica foi marginalizada pela sociedade conservadora que não compreendeu sua intensa expressão artística. Acredito que muitos indivíduos se incomodem com a franqueza dos góticos que escancaram a podridão humana. 

A subcultura gótica reflete muito sobre a morte, pois a brevidade humana é verdadeiramente fascinante e não pode ser esquecida. Quando o homem esquece sua mortalidade nessa terra, muitas vezes, perde a humildade e a boa essência. 

Essa veia gótica sempre me ajudou a ser uma pessoa melhor. Quando reflito sobre minha brevidade e de outras pessoas, sinto que devo evoluir ao máximo, pois não sei quando fecharei os olhos para sempre nesse mundo tão corrompido.

Além da morte, o mundo gótico retrata a melancolia, a degradação, a obscuridade, a insanidade, a dualidade, o mistério, ou seja, os assuntos mais sensíveis que desaguam no desconhecido. Consequentemente, gera o desconforto. 

Considerando que os adeptos da filosofia gótica gostam das referidas temáticas sombrias, a cor que mais se adequou a eles foi a preta. Principalmente, por causa do mistério da noite. 

Pelo exposto, resta cristalina a moral de que, antes de perpetuar uma fala degradante sobre qualquer grupo de pessoas, é preciso conhecê-lo sem o véu do preconceito.