O arcoense Lucas Silva do handebol juvenil disputará o mundial na Croácia

O Campeonato Mundial de Handebol Juvenil Masculino será realizado na Croácia, na primeira quinzena de agosto

O arcoense Lucas Silva do handebol juvenil disputará o mundial na Croácia
Lucas Silva (foto: arquivo pessoal)

Lucas Silva é um arcoense que vem se destacando nas quadras de handebol por onde tem jogado. As boas performances garantiram sua participação no certame mundial da modalidade. Ele está em viagem para Taubaté (SP), onde serão realizados os treinos preparatórios da Seleção Brasileira de Handebol Juvenil Masculina que disputará o Campeonato Mundial na Croácia. Lucas concedeu entrevista ao Jornal CCO, por aplicativo de mensagens.

Ele foi convocado para o selecionado brasileiro e a convocação é mais um marco na carreira desportiva desse jovem arcoense de 19 anos que joga na posição de armador esquerdo. O período de treinamentos irá, de amanhã (15) até om próximo dia 31 de julho e a competição internacional está prevista para o período de 02 a 14 de agosto próximo.

A equipe de handebol masculino juvenil é treinada por Giuliano Ramos que atua no Piauí. Para o selecionado verde-amarelo foram convocados 18 atletas, dos quais, dois mineiros: Lucas Silva, do time de Pompéu e o pivô Henrique Silva, da equipe de Taubaté.

Na primeira fase do certame mundial, a seleção do Brasil jogará contra as equipes do Barhein, Coréia do Sul e Espanha. Lucas avalia: “Todas as equipes são fortes”.


Talento

Lucas Gabriel Vieira da Silva nasceu em Arcos em 18/05/2004, é filho mais jovem de Celina Junia e Fábio Junio e irmão de Narah Caroline.

Lucas Silva segurando o troféu, com o time e a treinadora, profa. Daniela Souza (foto: arquivo pessoal)

A professora Daniela Souza, Dani, que ensinou handebol ao menino Lucas, recorda de que, a irmã mais velha de Lucas, também atleta de handebol da Escola da Vila Boa Vista, levava o menino aos treinos realizados no Ginásio do Poliesportivo de Arcos, onde ela é treinadora. Dani conta que ele se interessou, passou a treinar e competir nos jogos estudantis (JEMG) e em outras competições. “Ele sempre jogava nas categorias acima da sua idade, demonstrando talento nato, além de se destacar pela força, coordenação motora e impulsão acima da média para idade que tinha (9 anos)”.

Lucas conta: “Eu gostava de todas as modalidades de esportes, mas treinava futebol e, quando não havia, eu jogava handebol”.

Carreira

Segundo Dani Souza, Lucas se destacava a cada competição, até que, em 2018, ele foi convidado para jogar a Copa Itatiaia em São Paulo, por um time de Lagoa da Prata. Pelo seu desempenho naquela competição, o jovem foi convidado para jogar, profissionalmente, pelo Esporte Clube Pinheiros.

Ele já foi campeão brasileiro, paulista e vice sul-americano, jogando pelo Esporte Clube Pinheiros de São Paulo, em 2018. No ano seguinte, disputou pelo Praia Clube de Uberlândia MG), conquistando os títulos em Minas Gerais e o nacional. Neste mesmo ano, Lucas foi reconhecido como melhor ala esquerdo do estado (MG). Jogando em Santa Catarina, pelo Nacional de São José, Lucas foi campeão também por aquele estado em 2020. 

Desde 2021, embora continue morando em Arcos, Lucas joga pela Associação Esporte Solidário Gustavo Elias (AESGE) de Pompéu (MG) e já conquistou títulos nacionais e estaduais, em Minas Gerais e em São Paulo. 

Lucas esclarece: “Como eu continuo em Arcos, sigo treinando no ‘Poli’ com a professora Daniela. Meia semana antes do campeonato, eu vou para treinar com a equipe da AESGE em Pompéu”.

O Jornal Correio Centro Oeste, deseja sucesso ao Lucas e aos demais companheiros no mundial de handebol juvenil masculino.