“O Milagre Eucarístico” e a Solenidade de Corpus Christi

“O Milagre Eucarístico” e a Solenidade de Corpus Christi
Airton Sousa, colunista de Fé e Reflexão

Dia 8 de junho de 2023 comemoramos o Corpus Christi ou Corpus Domini, expressão latina que significa “Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor”. É uma festa solene Cristã Católica dedicada ao Santíssimo Sacramento, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

A celebração originou-se em Bolsena, na Itália, em 1264, quando o padre Pedro de Praga celebrava a Santa Missa, na Capela de Santa Cristina. O milagre eucarístico aconteceu quando a hóstia começou sangrar sobre o corporal, após a consagração. Este grande sinal ocorreu, quando o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Neste período (1262-1264), o Papa Urbano IV residia em uma comuna chamada Orvieto, que ficava próxima de Bolsena. Tendo sido ele informado do milagre, ordenou ao Bispo Giácomo que levasse as relíquias de Bolsena para Orvieto, em procissão. Quando o Papa encontrou os fiéis caminhando, com a relíquia eucarística, pronunciou as seguintes palavras: “Corpus Christi” (Corpo de Cristo).

Na Catedral de Orvieto, estão guardados os objetos sacros, os corporais, o cálice e a patena que foram utilizadas quando aconteceu o milagre Eucarístico, durante a Santa Missa. Lá, também se pode ver a pedra do altar manchada do sangue proveniente da hóstia consagrada, em Bolsena. Devido a esse milagre, o próprio Papa Urbano IV instituiu, oficialmente, a solenidade de Corpus Christi, em 1264, com textos da autoria de São Tomás de Aquino.


Missa e Procissão de Corpus Christi

A missa de Corpus Christi deve ser celebrada com tons de solenidade. Por isso, é importante que as igrejas utilizem incensos nos turíbulos, ornamentadas com belos paramentos, maior quantidades de velas no altar do sacrifício e músicas que exaltem a profundidade e a dignidade do Mistério Eucarístico.

Após a Missa, forma-se a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas e praças das cidades e o encerramento pode ser realizado com a bênção solene do Santíssimo Sacramento. O trajeto da procissão deve ser regido, por músicas, orações, meditações e momentos de silêncio, para que permitam aos fiéis um verdadeiro encontro com o Cristo Ressuscitado.  Caminhando com Jesus, somos mais sensíveis às vulnerabilidades das pessoas e nos tornamos mais piedosos e misericordiosos, testemunhando o amor de Jesus. 

Milhares de pessoas madrugam para enfeitar os locais por onde passam as procissões, utilizando tapetes feitos de: folhas, flores, serragem de madeira, pó de café, areia colorida, cascas de ovos, etc. Com esses materiais, são feitos desenhos e pinturas sacras que retratam a Santidade Celestial, a Eucaristia, Jesus, a Bíblia Sagrada, os símbolos do Espírito Santo e de Maria Mãe de Jesus.

Celebrações dessa grandeza são importantes para fortalecer os laços de amizade e a interação entre as pessoas de todas as faixas etárias. Isto porque os trabalhos de ornamentação dos trajetos iniciam-se, geralmente na madrugada, com “direito” a café comunitário, acompanhado de muita alegria e amor.    


Origem da Eucaristia na Bíblia Sagrada

Eucaristia significa ação de graças. É um dos sete Sacramentos e foi instituído “na quinta-feira santa”, na Última Ceia no cenáculo em Jerusalém. Por este motivo, Corpus Christi é celebrado sempre numa quinta-feira. Conforme a Bíblia Sagrada: “Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: 'Isto é o meu corpo que é dado por vós, fazei isto em minha memória'. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: 'Este cálice é a nova aliança, em meu sangue, todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória'. Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que Ele venha.” (1Cor 11,23-26)  

Eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus É o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia e pelo cálice de vinho. A maior graça da Eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo, oferecido na cruz, e o vinho que é seu sangue derramado para remissão da humanidade. Este mistério é difícil de entender e o próprio Jesus o afirma. (Jo 6,47-68) 


Relação entre Corpus Christi, Eucaristia, Pão Ázimo e a Páscoa

“Pão ázimo “matzá” (em hebraico) é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo e azeite ou água. É usado, desde o antigo testamento até os dias atuais (I Reis 17-24)". Como Eucaristia significa ação de graças, Pão Eucarístico é o pão de ação de graças.

É impossível falar de Corpus Christi, de Eucaristia e Pão Eucarístico ou Pão Ázimo, sem falar sobre a Páscoa “Pessach” que significa “passagem”.  A primeira páscoa aconteceu no Egito, por volta do ano de 1.250 antes de Cristo, quando Deus tirou o povo “israelita” da escravidão dos egípcios. Deus ordenou a Moises e ao seu povo, a sacrificassem um animal (cordeiro) sem defeito e fizessem pães sem fermento (ázimo) para alimentar o povo e comemorar a libertação (Páscoa).

O sangue aspergido sobre as portas das casas no Egito foi extraído do animal (cordeiro) para marcar como um sinal, a fé e obediência do povo e a força e proteção de Deus. (Êxodo 11, 3-17).

No novo testamento, a Páscoa aconteceu quando Jesus celebrou a Santa Ceia, no cenáculo, em Jerusalém e quando Jesus derramou seu Sangue sobre as portas do nosso coração, tirando seu povo, que somos "todos nós", da escravidão dos pecados, durante a travessia do mar da vida.

O Sangue que marcou as portas das nossas vidas, foi extraído de um Cordeiro sem manchas, sem defeitos, o Cristo filho de Deus. O Sangue aspergido para marcar, como um sinal de salvação e misericórdia para nós, da força e proteção de um Deus/homem disposto a derramar todo seu sangue por amor.

Por isso, chamamos Sacramento da Comunhão, pois através da misericórdia e do perdão de Deus, todos nós somos lavados pelo Sangue Sagrado de Jesus e alimentados com o Pão Vivo descido do céu. Nesta graça de Deus, somos todos unificados, em comum união com Cristo.   


Será que DEUS se manifesta através das coisas materiais? O que diz a Bíblia

Na Bíblia Sagrada, Deus ordena Moises e ao seu povo construírem a Arca da Aliança para Ele se manifestar ao povo por meio dela. (Êxodo 25,8-10) 

O livro de Josué nos mostra que o poder de Deus, através da Arca, dividindo as águas do rio Jordão (Josué 3,15-17), sendo que dentro da arca estava o Maná, a Vara que floresceu, e as Tábuas da Lei, “os Dez Mandamentos da Lei de Deus. (Hebreus 9,3-5).  O livro Números do Antigo Testamento conta que Deus realiza o milagre da cura através de uma serpente de metal pregada alto de uma madeira. No Novo Testamento consta que Jesus é pregado no alto de uma cruz que nos cura e nos salva. (Nm 21,7-9).

Deus se manifesta através da natureza e das coisas, para nos mostrar que Ele é real, pois não compreendemos as coisas do alto. Portanto, Jesus veio fisicamente para mostrar Deus existente no nosso meio. Jesus se faz e reforça a necessidade do “pão da vida”. Ele é presente e se manifesta com amor em nossas vidas, realizando milagres, mesmo quando não o vemos ou o sentimos.  


Oremos

Alma de Cristo, santificai-me.  Corpo de Cristo, salvai-me.  Sangue de Cristo, inebriai-me.  Água do lado de Cristo, lavai-me.  Paixão de Cristo, confortai-me.  Ó bom Jesus, ouvi-me.  Dentro das Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de Vós.  Do inimigo maligno defendei-me.  Na hora da minha morte, chamai-me.  Mandai-me ir para Vós, Para que Vos louve com os Vossos Santos.  Pelos séculos dos séculos. Amem.

Graças e louvores se deem a todo o momento. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre