Finados: mortos pelos pecados, vivos por Cristo

Confira mais este artigo de Antonio Airton em sua coluna Fé e Reflexão, sobre o significado do dia de Finados

Finados: mortos pelos pecados, vivos por Cristo
Caríssimos, dia 02 de novembro é dia de Finados, também conhecido como dia de todos os fiéis defuntos. É um dia em que rezamos em especial aos entes queridos falecidos. Neste dia, a igreja celebra missas em especial junto aos familiares de finados. 

Esta data é marcada por muitas saudades e profunda dor. As feridas não cicatrizadas se abrem, com as lembranças de alguém que não está mais aqui. Neste dia em que refletimos sobre a vida e a morte, muitas pessoas ficam tentando achar uma explicação sobre morte e como é depois dela, assim como para onde vamos. É importante ressaltar, que, as coisas que Deus viu ser necessário revelar a nós. Ele inspirou a descrever na Bíblia Sagrada. Portanto, o que não é revelado nela, é mistério de Deus. Deste modo, entender a morte ou após ela, assim como comunicar com quem já morreu, é impossível.


Como a vida começou humana segundo a bíblia? 
“Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher” (Gênesis 1,27). Fomos criados perfeitos aos olhos de Deus Pai. Todos nós somos a Sua imagem e devemos ser Sua semelhança. Deus perpetua a vida, através da fertilidade e da unificação entre um homem e uma mulher. Esta benção se tornou uma aliança eterna. Ele é o Pai da vida da continuidade. “Deus os abençoou: Frutificai – disse ele – e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gênesis 1,28).

Corpo e espirito, o que diz a Bíblia?
 Somos constituídos de corpo (matéria) e alma (espírito). (Gênesis 2,7). No livro de Gênesis, Adão foi criado do pó da terra, já nos demais humanos, a formação e o nascimento se dá por meio de desenvolvimento de células. Todos os dois casos, o corpo (matéria) recebe o sopro da vida proveniente de Deus. A partir do espírito, o corpo ganha vida e passa a se movimentar durante sua vida útil corporal. O próprio Jesus nos afirma a existência da (matéria) carne e (espírito). 

  “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt. 26,41).  Ele nos mostra que, a carne é por onde podemos ser tentados, prazerosamente, ou exposto em dificuldades extremas, como dor, tristeza. É pela matéria que somos fragilizados e ficamos vulneráveis aos ataques do mundo (maligno). Já pelo espírito que encontramos força e segurança em Deus, é pela oração e fé que nosso espírito fica repleto do Espírito Santo de Deus. Portanto Jesus ao falar, “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” Ele nos mostra que conhece sua missão e está disposta a cumpri-la, pois está forte espiritualmente. Mas o corpo é humano, frágil, está sujeito aos sentidos e sentimentos corporais.  Portanto Jesus chorou quando lazaro morreu. “Jesus pôs-se a chorar; Obser¬varam por isso os judeus: Vede como ele o amava!” (João 11,35-36).  

O que acontece com o corpo após morte?
O corpo após a morte vai se decompondo, libera gases, líquidos e minerais, gerando pó e cera (adipocere). Se cumpre o que diz o livro de Eclesiastes: “E o pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito (fôlego) volte a Deus, que o concedeu”. (Eclesiastes 12:7)

 O espirito que dá a vida (anima) de tal modo que quando perdemos o sopro da vida, nos tornamos pó (mineral) sem vida inanimado. Disse Jesus: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida”. (João 6:63). É importante lembrar que o Espirito Santo nos santifica, à partir Dele produzimos boas obras.


O pecado mata?
O Pecado mata corpo e fere a alma. As sagradas escrituras relatam várias passagem, apontando a inter-relação entre o sofrimento, a morte e o pecado. “Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6,23).

 “Caminhando, viu Jesus um cego de nascença. Os seus discípulos indagaram:
Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus”. (João 9,1-3). Na maioria das curas que Jesus realizou, primeiro Ele perdoa os pecados do doente, e em seguida Ele cura o corpo, e santifica a alma. Sinal que quando Cristo nos liberta dos pecado, de graça somos curados.

Na bíblia existem alguns trechos onde Deus percebe o aumento de nossa fé, por isso Jesus realiza certos milagres de maneira inusitada. Esta é uma das poucas passagens, onde Jesus afirma que aquela doença/ cegueira não é consequência do pecado, mas para manifestar o amor e o poder de Deus “a Gloria de Deus”. Através desta cura. Jesus cura muitos cegos na fé.  O pecado nos cega, impedindo de ver a quanto Jesus é poderoso e rico em misericórdia. 

Cristo afirma que devemos viver em vigília e oração. Devemos andar no caminho de Deus Pai: "Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor."    (Mateus 24, 42). Podemos ter uma boa saúde espiritual, quando vivemos em orações e jejuns. Esta é a única forma de vencer os vícios. A oração fortalece o espirito, o jejum fortalece nosso corpo. Devemos estar fortes para superar os desafios do mundo e poder receber Jesus como centro de nossa vida. 


Paraiso e inferno
Existe o céu “paraíso” onde os anjos e santos, vivem na presença e na graça de Deus Pai Criador, juntamente com Jesus. Lugar sem nenhum tipo de pecado, iluminado pela Luz de Cristo Jesus. Este é o lugar onde Jesus mostra o caminho, Ele é a porta, ali devemos entrar.

Inferno lugar sem a presença de Deus. Lugar de trevas, ausente da Luz de Cristo Salvador. O inferno, não sabemos onde fica, mas temos certeza que não é aqui neste mundo terreno, pois, no livro de Gênesis cap. 1 versículo 10, nos afirma que, quem criou a terra foi Deus, e Ele mesmo viu que era boa sua criação. Como poderia Deus criar algo ruim para seus Filhinhos.  “Deus chamou ao elemento árido terra, e ao ajuntamento das águas mar. E Deus viu que isso era bom”.

No evangelho de “São Lucas, cop. 23, versículos 40 e 43”, Jesus indica que ele irá, para o paraíso. E também nos mostra que nem sempre a salvação e a cura é neste mundo pelo qual vivemos. Este bom ladrão morreu com “fé” em Cristo. Sua cura se deu pelo perdão e lhe rendeu a salvação.

"Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: “Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós!”. Mas, o outro o repreendeu: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso” (São Lucas, 23, 40-43) 

As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente. Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite. A glória e a honra das nações lhe serão trazidas. Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:21-27

"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos”. (Mateus 25:41) 
"E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". (Mateus 25:46)
Não devemos e não podemos infernizar a vida das pessoas. Intrigas, fofocas, mentiras, brigas, roubos, ganancias, inveja... geram sofrimentos, traz trevas e destroem vidas. Devemos ser imitadores de Cristo, temos que levar luz a todos. Amor, misericórdia, bondade, compaixão, partilha ... isto nos aproxima de Deus e nos traz luz.
   

Ressurreição e Vida em Cristo
 Fomos criados para a eternidade de Deus e não para uma temporada somente. Muitas pessoas acredita somente na existência deste mundo terreno. Mas Jesus nos mostra a existência de um reino do céu, lugar diferente deste mundo que estamos. É para este novo mundo que Jesus nos mostra o caminho. “Veja, João 14,6”

"Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe:  És tu o rei dos judeus? Jesus respondeu:  Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim? Disse Pilatos: Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo” (João 18,33,36)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” (João 11,25) 

A respeito da ressureição, ela é completa de corpo e alma, sem defeitos corporais e sem manchas espirituais. Embora Jesus ressuscitou Lazaro neste mesmo mundo terreno, lugar em Betânia onde morava, a ressureição será para uma vida e localidade bem diferente, realidade em que vivemos.  
“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir”. (João 11:43,44)

“Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. (I Tessalonicenses 4,17).
São Paulo nos mostra um exemplo de desprendimento da vida terrena e de amor a Deus sobre todas as coisa, ele nos mostra que o importante é a vida eterna em Cristo (Filipenses 1, 18-21).

Afinal, há muitas perguntas sobre morte e após ela. Mas o que se pode afirmar é que não existe vida física “material” após a morte. O que acontecerá, é que com a segunda volta de Cristo, os mortos serão ressuscitados e não reencarnados. As pessoas que fizeram o bem serão ressuscitadas e junto de Cristo irão para a vida eterna. O importante e viver bem e em paz com Deus e com o nosso próximo, levado uma vida de santidade, pois a vida é breve e a passagem é certeza. Comparado a vida terrena, com a vida ressuscitado em Cristo, seria uma relação de 01 dia para 1.000 anos (2 Pedro 3:8). Portanto não tenha medo da morte, ela é só a passagem para uma vida nova duradoura e abundante da graça de Deus. Leia a Bíblia Sagrada e viva a palavra de Deus, para ter certeza da ressureição em Cristo. Viva em paz pois, Jesus Cristo já venceu a morte e o pecado por nós.
    
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3,16).

Oremos
Alma de Cristo, santificai-me.  Corpo de Cristo, salvai-me.  Sangue de Cristo, inebriai-me.  Água do lado de Cristo, lavai-me.  Paixão de Cristo, confortai-me.  Ó bom Jesus, ouvi-me.  Dentro das Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de Vós.  Do inimigo maligno defendei-me.  Na hora da minha morte, chamai-me.  Mandai-me ir para Vós,  para que Vos louve com os Vossos Santos.  Pelos séculos dos séculos. Amém.
Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.