O que é necessário para melhorar a qualidade de vida em Arcos?

O que é necessário para melhorar a qualidade de vida em Arcos?

O CCO fez a pergunta a seis moradores de Arcos que estão sempre atentos às necessidades da população. Quatro puderam responder em tempo para publicação. 


Melhor atendimento da saúde, inclusão digital para pais de alunos

A ex-vereadora e educadora Maria Marlene Rodrigues apresentou uma lista com várias sugestões. 

“Sugiro  que: otimize e melhore o atendimento da saúde; crie mais  políticas públicas; melhore a limpeza urbana e a gestão do lixo; o desenvolvimento de projetos de inovação na educação, como introdução da Robótica - aprender fazer, fazendo a partir do primeiro ano do ensino fundamental; inclusão digital para os pais de alunos; projetos de inovação para o meio ambiente e saúde; estimular e apoiar empreendedores e novas empresas, para geração de emprego e renda; governança digital; mais conectividade dos serviços públicos para atender melhor o cidadão; capacitação de todos gestores e funcionários; Reforma Administrativa; Plano Diretor com audiências públicas em todos os segmentos; pensar a cidade de forma sustentável com ações a curto, a médio e a longo prazo; criar políticas públicas para atender o idoso, como uma creche, disponibilizando terapeuta ocupacional, geriatra, enfermeiros, cuidadores e outros; mais assistência e políticas públicas para os produtores rurais, reservas naturais e preservação; melhorar as políticas da cultura, como formação de agentes culturais e investimento em diversas modalidades culturais que estão paradas; investir no turismo, aproveitando a logística já existente; melhorar e apoiar o esporte especializado, individual, atletismo, radical, ciclismo, esporte de aventura; pensar na construção de um estádio municipal, buscando parcerias público-privadas, emendas e  leis de incentivo. Essas são algumas sugestões para as gestões atuais e posteriores. O importante é que precisamos torcer para que tudo dê certo para aqueles que estão e que sonham com uma Arcos melhor. Para isso, precisamos de projetos sustentáveis, eficientes, sustentáveis e inteligentes”.


Organização no trânsito, que “está uma balbúrdia”

O bancário aposentado Sebastião Correia fez sugestões e comentários: “Uma organização profunda no trânsito de Arcos, que está uma balbúrdia. Se a Prefeitura não puder promover uma organização tecnológica, como semáforos, por exemplo, que pelo menos instale quebra-molas nas avenidas Governador Valadares, Magalhães Pinto e as duas sanitárias, nas convergências de todas as ruas perpendiculares a elas. Os condutores que estão nas ruas perpendiculares a tais avenidas, aguardando o momento de entrar nelas, têm que esperar muito tempo, considerando que os condutores que estão transitando nas referidas avenidas acham que são donos delas, e, por conseguinte, não respeitam quem se aproximou primeiro da rotatória”. 

Outra sugestão de Sebastião tem a finalidade de resolver os problemas relacionados ao depósito de lixo em horários e locais indevidos. “Está uma vergonha, pois a cidade está lotada de focos de lixo espalhado. Urge identificar e punir, com rigor, quem age dessa forma, pois educação e respeito pelos demais cidadãos poucos praticam. Já que os cidadãos não colaboram, a prefeitura tem que tomar providências urgentes quanto a isso, caso contrário, toda a cidade virará um lixão urbano”.


Obras para solucionar os problemas da BR 354 dentro do perímetro urbano 

O presidente da Câmara, Ademar Medeiros (Sorriso), apresenta as seguintes sugestões: “construção de sedes para unidades básicas de saúde, visto que hoje, a maioria das unidades são casa alugadas (a exemplo de outros equipamentos públicos); obras para solucionar os problemas da BR 354 dentro do perímetro urbano; aumento do Distrito Industrial para atendimento à abertura de novas empresas; criação de Guarda Civil Municipal; limpeza urbana; preservação do meio ambiente. 


Parcerias Público-Privadas 

O CCO também pediu a opinião de Guilherme Faria, destaque como Jovem Político em Arcos (na Premiação Top of Mind) e estudante de Direito. Ele indica a adoção das Parcerias Público-Privadas, as chamadas PPPs, “que autorizam intervenções na conservação, manutenção, obras de reformas de bens públicos em parcerias com empresas privadas”. Ele argumenta que, com essas parcerias, todos ganham: a comunidade – que pode usufruir e beneficiar das melhorias – e as empresas, que exercem sua responsabilidade social. “Arcos, hoje, possui grandes empresas em seu município. Fechando essas parcerias, ia ser um grande avanço. A PPPs têm grandes vantagens: contrato ao longo prazo, garantia de pagamento, alta rentabilidade, inovação, qualidade na prestação de serviços, grandes investimentos e empregos, execução mais rápida, profissionalização da gestão pública. Essa é uma das ideias que acho que seria de grande importância para nossa cidade”, conclui.

E você, leitor? O que deseja para Arcos? Opine nos comentários das redes sociais.