O tratamento de aumento da libido por meio do feno-grego

Confira os comentários da Dra. Emiliana Gonzaga em sua coluna de Saúde, sobre o uso do fenogrego no estímulo à libido feminina

O tratamento de aumento da libido por meio do feno-grego

O feno-grego (Trigonella foenumgraecum) é conhecido por suas sementes, que são amplamente utilizadas na culinária, especialmente na culinária indiana, do Oriente Médio e do Norte da África. As sementes têm sabor amargo e um aroma característico, semelhante ao do xarope de bordo. Elas são usadas como especiaria e também têm propriedades medicinais.

Mas sabia que essas sementes são capazes de despertar interesse e potencializar terapia  para melhora da função sexual?

Composição

Tendo um extrato botânico rico em saponinas com efeitos estrogênicos, essas saponinas se ligam aos receptores de estrogênio E2 e estimulam a expressão de genes que respondem ao estrogênio.

Experimento em casos de baixa libido

Um estudo avaliou o efeito das sementes nos hormônios sexuais e na função sexual em 80 mulheres, com idades entre 20 e 49 anos, menstruadas saudáveis que relataram baixo desejo sexual.

Elas foram randomizadas para uma dose oral de 300mg de extrato de semente de T. foenum-graecum padronizado (Libifem) 2x ao dia, administrada em 1 cápsula, com uma antes do café da manhã e outra antes do jantar. Essa experiência durou 2 ciclos menstruais. O extrato de semente de T. foenum-graecum (Libifem) demonstrou efeito positivo no aumento da função sexual em mulheres menstruadas saudáveis com baixa função sexual autorreferida.

Resultados da possibilidade do aumento da libido

Houve um aumento significativo na testosterona livre e E2 no grupo ativo, bem como no desejo e excitação sexual em comparação com o grupo placebo.  O E2 estimula a lubrificação vaginal e o fluxo sanguíneo, afetando a capacidade da mulher para a excitação sexual e o orgasmo, isso apoia a mudança positiva significativa na excitação sexual observada e a testosterona livre está ligada ao desejo sexual. Embora o mecanismo do aumento nos níveis de E2 não esteja claro no estudo atual, a possibilidade ocorre devido ao aumento da atividade da aromatase, que converte a testosterona em E2.

Enfim, este estudo nos fornece evidências de que o feno-grego pode ser um recurso botânico bem tolerado e eficaz na saúde sexual de mulheres na pré-menopausa, particular aumentando o desejo e a excitação sexual, com efeitos positivos sobre concentrações de E2 e testosterona livre.