Piso de Enfermagem: vereadores de Arcos questionam demora no envio do Projeto à Câmara

Piso de Enfermagem: vereadores de Arcos questionam demora no envio do Projeto à Câmara
Foto: sintespemsd.org

“[...] e que ele venha certo [...] porque o que tem de projeto errado, mal redigido, ‘Ctrl C Ctrl V’, que estão sendo enviados nos últimos tempos para esta Casa, é uma coisa assustadora!”, disse Ronaldo Ribeiro


Na reunião da Câmara Municipal realizada na noite de ontem, 18 de setembro, a vereadora Kátia Mateus cobrou do Executivo Municipal o envio do projeto para pagamento do piso salarial da enfermagem em Arcos, o que, segundo ela, já foi feito em outras cidades da região.

“Hoje mesmo [dia 18 de setembro] eu conversei com o secretário municipal Fazenda e ele me disse que o Projeto chegaria hoje à Câmara. Eu passei a informação para o grupo da PEC da Enfermagem, mas, infelizmente, o projeto não chegou”, relatou a vereadora, enfatizando a angústia dos profissionais com essa espera e a importância de terem seus direitos adquiridos. Kátia lembrou que também houve essa demora para regularizar a situação do piso dos professores.

O vereador Ronaldo Ribeiro disse que já veio o recurso federal e o mesmo está no Caixa do Município. Também criticou a demora no envio do Projeto para a Câmara e disse que tem observado “hipocrisia” no relacionamento com o pessoal da enfermagem, uma vez que se fala da importância deles constantemente, mas, no momento de valorizá-los, isso não acontece. “Tapinha nas costas não enche lata em casa”, argumentou.

Ronaldo também criticou a redação dos projetos que estão sendo enviados à Câmara e pediu: “A gente espera que venha esta semana esse projeto [do piso da enfermagem] e que ele venha certo, sem a gente estar precisando pedir informações para o Executivo, porque o que tem de projeto errado, mal redigido, ‘Ctrl C Ctrl V’, que estão sendo enviados nos últimos tempos para esta Casa, é uma coisa assustadora!”.

O vice-presidente da Câmara, Carlos Antônio da Silva, que é técnico em enfermagem, também afirmou que outras prefeituras da região já vão pagar o piso.

A Secretaria da Câmara confirmou ao CCO, agora às 13h30, que o Projeto ainda não chegou o Legislativo Municipal.

De acordo com divulgação da Agência Senado de Notícias, “o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos a lei que permite ao governo federal transferir R$ 7,3 bilhões para estados e municípios pagarem o novo piso da enfermagem”. A  Lei 14.581, de 2023, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de maio de 2023. Detalhes em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/05/12/sancionada-lei-que-viabiliza-pagamento-do-piso-a-enfermeiros-da-saude-publica