Polícia Civil prevê nova sede no bairro Brasília até o primeiro semestre de 2024

Depois de outras duas alternativas descartadas, Polícia Civil e Prefeitura de Arcos estão próximas de um entendimento para nova sede própria para a delegacia de polícia de Arcos.

Polícia Civil prevê nova sede no bairro Brasília até o primeiro semestre de 2024

O delegado Patrick Carvalho Silva é o titular da 22ª Delegacia de Polícia Civil instalada em Arcos, desde 17 de abril de 2020. Atualmente, a delegacia funciona junto à praça Floriano Peixoto, na esquina com a rua Tenente Ribeiro. Dr. Patrick está à frente da delegacia desde 2020.
“Um dos nossos sonhos é a modificação da sede da delegacia de polícia, porque o imóvel é locado, com um custo mensal é mais de R$ 6 mil, o que envolve tanto a Prefeitura de Arcos, que faz o repasse, quanto o Estado, que complementa esse repasse ao proprietário”.

Para tentar um cenário diferente do atual, Dr. Patrick conta que sempre teve um ótimo diálogo com os prefeitos, tanto com Denilson Teixeira, quanto com o prefeito Claudenir de Melo. “Quando cheguei aqui era 2020, ano de eleição, nós aguardamos o novo prefeito assumir para tratar do assunto da nova sede. Desde o início, o Baiano vem tentando nos ajudar”. O delegado conta que, inicialmente, houve a cessão de um terreno municipal no bairro Bom Retiro para a construção da nova delegacia, em frente à ‘Mina d’água’. Mas, segundo ele, essa primeira alternativa se mostrou inviável, porque, depois de os projetos terem sido concluídos, o orçamento resultou muito caro, especialmente pela necessidade de preparação da base do terreno.

Segundo ele, posteriormente, a prefeitura cedeu um terreno no bairro Mirante da Serra, próximo à escola que lá existe. Era um imóvel em local plano que atendia plenamente às necessidades. Ele contou que foram elaborados os projetos básico, elétrico e hidráulico. Ele continuou dizendo que, nessa fase, apareceu a possibilidade de ocupar o imóvel que havia sido destinado ao Centro de Assistência Psicossocial (CAPS). “Com uma situação jurídica a ser resolvida, um imóvel que seria destinado ao CAPS passou a ser visto como melhor solução para a nova sede da delegacia. Um imóvel no bairro Brasília, já pronto  que necessitará de adaptações. Se for fechado este acordo, será muito interessante”.

Segundo o Dr. Patrick, o acordo envolve a Prefeitura Municipal, o Ministério Público/MG e as partes que são as proprietárias do imóvel. Ele diz há um entendimento a ser feito junto aos advogados dos proprietários, ao Ministério Público, à Prefeitura de Arcos e à própria Polícia Civil, para que possa ser celebrado este acordo e o imóvel seja, então, destinado à 22ª Delegacia de Polícia Civil.

Segundo o delegado, a ideia ainda é de que a Administração Municipal assuma o pagamento das reformas a serem feitas, ajustando o imóvel às necessidades de uma delegacia de polícia, tais como estacionamento, banheiros e adequações de acessibilidade, entre outras. “São situações que não são baratas, mas muito mais fáceis do que uma construção do ‘zero’. A construção nova estava sendo orçada em R$ 1,5 milhão. Então, estamos com uma expectativa muito grande em conseguir esta reforma”.


As tratativas de entendimento

Dr. Patrick explicou sobre as tratativas em andamento: “As partes têm interesse em celebrar o acordo para resolver a situação jurídica e estamos aguardando somente a definição dos advogados dos herdeiros que são os proprietários do imóvel”. 
Ele afirmou ainda: “Está sendo uma construção política de três anos e a contrapartida do Estado será a cessão do imóvel que está desativado, onde funcionava a antiga delegacia (há oito anos atrás), na rua 25 de Dezembro para a Prefeitura Municipal, na esquina com a rua Dom Manoel Nunes Coelho”.

Ele acrescentou que o antigo imóvel apresenta questões estruturais que não atendem às necessidades como delegacia de polícia.
“Este seria o nosso maior sonho no momento e a expectativa é de que, neste mês, o assunto seja resolvido e o acordo seja formalizado, para o início das obras de reforma”. Ele acrescentou que as obras têm prazo previsto de três ou quatro meses e que Arcos teria uma nova delegacia no primeiro semestre de 2024.


Outras atividades

“Em que pese já ter sido desvinculada a parte legal, o setor de Trânsito funciona na delegacia, tanto setor de transferência, quanto de vistoria”. O delegado explicou que as vistorias são feitas no Parque de Exposições, mas a administração e a responsabilidade são nossas. Segundo ele, o setor de identificação, apesar de estar localizado no ‘Poupa Tempo’, ainda é da Polícia Civil e só está lá por questões de logísticas.

Concluindo, o Dr. Patrick lembra que o horário de funcionamento da 22ª Delegacia de Polícia Civil é das 8 às 12 horas, pela manhã, e das 2 às 6 horas da tarde, de segunda à sexta-feira. Fora deste horário, o cidadão que necessitar deverá buscar a Polícia Militar pelo número 190. Ele complementou ainda, dizendo que o plantão regional da Polícia Civil funciona ininterruptamente em Formiga.